Cultura & Lazer Titulo Show
Tamboritau faz último show gratuito em Santo André
Por Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
28/09/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Após uma série de ‘passagens de som' ao ar livre, o grupo Tamboritau faz hoje, a partir das 16h, seu último ensaio aberto no Parque Celso Daniel, em Santo André. "Nós tocamos de graça para a comunidade e tem sido muito bom. Tem um ótimo astral. As pessoas chegam e participam mesmo. É uma grande festa", explica o percussionista andreense Dalua, líder do grupo.

A banda se preparou por um ano até levar seu som ao público. "É uma coisa bem despojada. O pessoal está ali pelo parque e acaba parando para curtir nosso som."

O Tamboritau também é formado por Elder Costa (guitarra e voz), Robinho Tavares (baixo), Edy Trombone (trombone e percussão), Emilio Martins (percussão) e Marcelo Resende (cavaco e voz). Com diferentes influências e ritmos, eles apresentam uma mistura de MPB e soul com muito suingue. Esse é o primeiro trabalho independente de Dalua, que já trabalhou com artistas de renome, como Lenine, Milton Nascimento e Maria Rita, entre outros.

Preocupados em estreitar sua ligação com o público, eles aproveitam a tecnologia para fazer sua divulgação. Se não é possível vê-los ao vivo, então que seja via internet. No site YouTube há um vídeo que funciona como um convite para o trabalho da banda.

Além da prática musical, os ensaios no parque têm a função social de angariar brinquedos - em bom estado - e revertê-los para instituições de caridade da cidade. "A música tem essa capacidade de atingir a todos e de ajudar a comunidade", ressalta.

A idéia surgiu há cerca de três anos, ainda em outro projeto do percussionista. Os bons resultados fizeram com que ele seguisse agora com o Tamboritau. "Como será nossa última apresentação, queremos que o pessoal compareça em peso, curta o som e doe alguns brinquedos."

Apesar de tudo, ele confessa que a quantidade de doações está aquém do aguardado. "É até engraçado. Quando eu fazia esse tipo de evento em lugares fechados, onde era preciso pagar para entrar, nós conseguíamos arrecadar mais do que agora que é em um lugar aberto", lamenta Dalua. As comunidades a serem ajudadas serão escolhidas dependendo da quantidade de brinquedos obtidos.

Temporada - As atividades no Grande ABC têm como objetivo a preparação do grupo para a temporadas de show que se inicia em outubro. A partir do dia 9, o sexteto irá se apresentar todas as quintas-feiras do mês no Bar Avenida (Avenida Pedroso de Morais, 1.036. Tel.: 3814-7383), em São Paulo.

Como todos os componentes são músicos que ainda trabalham em bandas de outros artistas, é grande o mistério, e a expectativa, para participações especiais em algumas performances. "Essa é só a primeira fase, uma etapa de apresentação do Tamboritau. A qualquer noite pode pintar uma surpresa", brinca Dalua. (Supervisão de Melina Dias)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;