Economia Titulo Bolsa
Novo Mercado se fortalece na Bovespa

A BMF&Bovespa comemorou a superação da marca de 100 empresas listadas no Novo Mercado

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
26/07/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


A BMF&Bovespa comemorou na última quinta-feira a superação da marca de 100 empresas listadas no Novo Mercado, o nível mais elevado de governança corporativa - sistema de regras pelas quais as empresas se guiam para administrar de seus negócios.

Entre as companhias que figuram nesse seleto grupo, diversas têm forte atuação no Grande ABC. Entre elas, a Tegma Logística, de São Bernardo, a M.Dias Branco (controladora da Adria, de São Caetano), a BR Malls (que detém o controle do Shopping ABC), e a American Banknote (que adquiriu recentemente a gráfica Interprint, de São Bernardo).

Participar do Novo Mercado, segundo os executivos, traz benefícios sob diversos aspectos para as empresas, como maior facilidade para captar recursos via no mercado acionário. Isso porque essas companhias são vistas como referência pelos investidores e pela sociedade em geral, por suas práticas de gestão dos negócios. Entre outras iniciativas, essas empresas adotam uma política de mais transparência nas informações e maior respeito aos direitos dos pequenos investidores.

A carioca CR2 Empreendimentos Imobiliários, por exemplo, que ingressou no segmento em abril do ano passado, usou os recursos captados em bolsa para intensificar seus investimentos, incluindo lançamentos residenciais em Santo André. Neste final de semana, vai lançar o Top Life Park, no município, com 200 unidades, e está comercializando, desde abril, o Top Life Itamaraty, também em Santo André, avaliado em R$ 43,3 milhões, com 403 unidades.

"Foi importante para o setor imobiliário se capitalizar", afirma o diretor financeiro, Rogério Furtado. Em sua avaliação, ser uma companhia aberta do novo mercado pode proporcionar mais segurança até para o comprador dos imóveis, uma vez que os resultados financeiros são informações públicas.

Jerônimo Antunes, membro do Conselho de Administração da Sabesp, também ressalta a importância de estar listada no Novo, destacando que "a transparência no relacionamento com os acionistas é um grande diferencial, porque a empresa presta contas do que faz".

A concessionária de tratamento de água e esgoto no Estado, que atende parte do Grande ABC, foi a segunda a ingressar no Novo Mercado, em abril de 2002. A primeira foi a CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias), em fevereiro do mesmo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;