Turismo Titulo Sul
Festas na Serra gaúcha
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
24/07/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Em agosto, todas as atenções se voltam à Serra Gaúcha, sede do Festival de Cinema de Gramado, o maior evento cinematográfico da América Latina. Neste ano, a festa ocorre entre os dias 10 e 16. Cerca de 120 mil turistas lotam a serra para ver de perto astros e estrelas das telonas que desfilam no famoso tapete vermelho do Palácio dos Festivais. As atrações ficam por conta da exibição de filmes e premiação de produções brasileiras, latino-americanas, portuguesas e espanholas.

Mas a Serra Gaúcha também atrai turistas com interesses que vão além da sétima arte. Dois festivais se encarregam de promover a cultura e a suculenta culinária da região.

O Festival Colonial de Canela esquenta a Serra Gaúcha até o próximo dia 3. Em seguida, é a vez do Festival de Folclore de Nova Petrópolis, a partir do dia 2 .

CANELA
A Festa Colonial de Canela é organizada por 30 famílias de comunidades rurais, que oferecem vasta variedade de produtos locais e artesanato. Nas tendas são comercializadas diversas guloseimas, como o famoso bolinhos de batata e aipim, pastéis, pinhão, sucos, quentão, lingüiças cozidas e tortas coloniais.

A feira é realizada no Centro de Feiras de Canela, das 10h às 21h, e conta com casas temáticas, fornos, palco multiuso e ajardinamento temático. Paralelamente ao evento ocorrem apresentações de dança, esquetes teatrais, manifestações folclóricas e shows musicais.

Além das tendas, é possível provar a comida típica em três restaurantes atendidos pelas famílias de colônias de Canela. No cardápio estão grelhados de frango, gado e suínos, massas, saladas, frango assado, carne de panela, sopas, feijão, arroz e sobremesas.

As casas temáticas oferecem diversidade de embutidos, queijos, geléias, licores, biscoitos, frutas cristalizadas, chás, compotas e molhos. Os mais famintos podem provar de tudo em um farto café da colônia servido no espaço.

As habilidades das famílias imigrantes extrapolam o campo culinário. Ainda são comercializados artesanatos, que vão de peças de decoração a utensílios domésticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;