Política Titulo Bandeira branca
Donisete Braga e Vanessa
se unem por Poupatempo

Adversários trabalham para garantir posto de atendimento
para Mauá, que o disputa com outras cidades, como Diadema

Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
13/02/2013 | 06:54
Compartilhar notícia


 

Hasteando a bandeira branca após turbulento processo eleitoral, o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), fez o primeiro contato com sua principal adversária política, a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), desde que assumiu o comando do Paço. A razão da aproximação das duas figuras políticas ocorre devido à disputa pela terceira unidade do Poupatempo no Grande ABC. Além do município, Diadema também pleiteia o posto.

Na breve conversa entre Donisete e Vanessa, o prefeito solicitou ajuda à deputada para viabilizar junto ao governo do Estado a inclusão de Mauá na lista de 33 novos Poupatempos. O pacote será anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), mas ainda sem data de previsão. "Conversei com a Vanessa Damo, sugeri que fossemos nos encontrar depois do Carnaval", disse o petista.

O encontro marcará o primeiro trabalho em conjunto de ambos depois da eleição municipal, considerada uma dos mais tensas do Grande ABC e marcada por trocas de acusações. Durante a contagem dos votos, a qual deu a vitória a Donisete, Vanessa acusou o petista de campanha difamatória e disse que o pleito deixou cicatrizes abertas.

"Sou oposição ao Donisete, mas sou deputada de Mauá. Buscarei conversar com (secretário de Gestão Pública) Davi Zaia (PPS) para trazer o Poupatempo. Mas a Prefeitura precisa fazer a parte dela, que é oferecer o terreno", disse a peemedebista.

Vanessa novamente lembrou que conseguiu viabilizar o Poupatempo durante o governo de José Serra (PSDB, 2007-2010), mas por inércia do governo do ex-prefeito Oswaldo Dias (PT) perdeu a unidade para Santo André em 2009, cuja previsão de funcionamento é em 2014.

Antes e durante o processo eleitoral, a parlamentar propagava a instalação do serviço como sua bandeira, seja por meio de sua atuação na Assembleia Legislativa ou durante a campanha para Prefeitura de Mauá. Ela, inclusive, encontrou-se com Zaia em agosto para tratar do tema.

Donisete quer contar com a mesma disposição que Vanessa apresentou no ano passado para levar o Poupatempo ao município, assim selando paz entre as partes, mesmo que seja temporária.

 

DISPUTA COM DIADEMA

Embora haja conversas adiantadas com o deputado estadual Alex Manente (PPS) - os dois têm reunião agendada no Paço mauaense hoje - para levar o posto para o município, Donisete decidiu procurar o auxílio de outros parlamentares, principalmente após saber que Diadema está na disputa, por indicação de Orlando Morando (PSDB).

O Diário Oficial do Estado publicou, na quinta-feira, duas indicações do tucano para Diadema, sendo uma delas a instalação do Espaço de Fábrica de Cultura e a outra a implantação do Poupatempo. Ao saber da intenção de Morando garantir a unidade para a cidade governada pelo colega Lauro Michels (PV), Donisete ligou para o tucano. "Falei ao Donisete que é legítimo (Mauá pleitear o posto), mas disse que é natural que Diadema também tenha interesse em tê-lo", frisou Morando.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;