Setecidades Titulo Avaliação
Ensino Fundamental do
ABC tem melhora no Ideb

Avaliação do governo federal mostra avanços
em instituições municipais e estaduais da região

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
06/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O Grande ABC melhorou o desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) entre 2011 e 2013. Isso é o que aponta o levantamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), divulgado na tarde de ontem.

Na primeira etapa do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), quando a Educação é de responsabilidade das prefeituras, cinco cidades melhoraram as notas alcançadas em 2011 – Santo André (passou de 5,4 para 5,6), São Bernardo (5,8 para 6), São Caetano (6,4 para 6,6), Diadema (5,4 para 5,9) e Ribeirão Pires (5,9 para 6,1) –, Rio Grande da Serra manteve o índice em 5,2 e apenas Mauá teve queda, de 5 para 4,3.

Ainda no primeiro ciclo do Fundamental, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Ribeirão Pires superaram as metas traçadas pelo MEC para 2013. Apenas Mauá não atingiu a média nacional para a etapa (5,2) e Santo André, Mauá e Rio Grande da Serra não superaram a nota estadual (5,7).

Quando avaliado o segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), quatro municípios superaram os números de 2011. São eles: São Bernardo (passou de 4,3 para 4,5), São Caetano (5,2 para 5,3), Diadema (4,2 para 4,5) e Ribeirão Pires (6 para 6,2). As demais cidades mantiveram as mesmas notas de 2011 – Santo André (4,2), Mauá (4,4) e Rio Grande da Serra (4,2). Neste caso, apenas Ribeirão Pires superou a meta prevista para 2013.

Na avaliação da secretária de Educação de São Bernardo e presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino), Cleuza Repulho, os números refletem investimento na Educação acima dos 25% obrigatórios nos últimos anos. “Em São Bernardo, fizemos um diagnóstico em 2011 com ações pontuais por escola para garantir a equidade da rede.”

O secretário de Educação de Santo André, Gilmar Silvério, destaca que o desempenho no Ideb é consequência de enfoque na formação de cidadãos e na capacitação de professores. Segundo ele, a tendência é que os resultados avancem em 2015, tendo em vista a adesão da cidade ao Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, que prevê que alunos estejam alfabetizados até os 8 anos.

Para a secretária de Educação de São Caetano em exercício, Janice Paulino César, um dos desafios é a manutenção e avanço dos índices para os próximos anos. Na cidade, ela destaca a implementação da Prova São Caetano e da criação de currículo unificado na Educação.

Em Ribeirão Pires, a vice-prefeita e secretária de Educação, Leonice Moura, valoriza o trabalho das equipes gestoras das unidades de ensino e ressalta a importância de se preocupar com a melhoria do salário dos professores e da infraestrutura das escolas.

Mauá informou que os números estão sendo estudados pela Secretaria de Educação. A secretária Lairce Aguiar acredita que o Programa Mais Educação, em que os alunos permanecem na escola em tempo integral, implantado neste ano, permitirá salto na avaliação em 2015.

Em Diadema, a Prefeitura destaca planejamento com reforma das escolas, ampliação da educação integral e do sistema Sesi de ensino, por exemplo.

Ensino Médio tem queda no Estado

O nível do Ensino Médio, considerado um dos principais gargalos do País, recuou em São Paulo e outras 15 redes estaduais, de acordo com os dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013.

Goiás foi a rede com maior nota: 3,8 pontos, com melhora de 0,2 ponto em relação à edição anterior. São Paulo aparece em segundo lugar, com 3,7 pontos, mas houve piora em relação a 2011 – quando a nota foi de 3,9.

O indicador, divulgado a cada dois anos, mede a qualidade da Educação Básica no Brasil com dados de aprovação e resultados em provas de Português e Matemática. A nota vai em uma escala de zero a dez e seis é o nível considerado de países desenvolvidos, segundo o governo federal.

A Pasta destacou que no Ensino Médio o Estado manteve-se em segundo lugar no ranking (0,1 ponto atrás de Goiás). Nos três ciclos de ensino, São Paulo fica acima da média nacional (redes estaduais). (com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;