Política Titulo Representatividade
Região dobra nomes no PT do Estado

Zaninha foi indicada vice de Emidio e Tobé atuará como chefe de gabinete da presidência

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
19/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O recém-empossado diretório do PT estadual dobrou a representatividade do Grande ABC. Rozane Maria de Sena, a Zaninha, assumiu o cargo de vice-presidente da executiva paulista, enquanto Humberto Tobé foi escolhido novo chefe de gabinete da presidência, liderada por Emidio de Souza. Anteriormente, a ala majoritária CNB (Construindo um Novo Brasil), obtinha apenas um nome na diretoria do ex-comandante Edinho Silva: Rafael Marques exercia o posto de vice na chapa.

O aumento de espaço foi justificado, nos bastidores, devido ao índice de votos registrados a Emidio na região, que ficou em terceiro lugar no ranking, atrás somente da Capital e Guarulhos. Por outro lado, a abertura também tem a conotação de prêmio de consolação ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). Ele havia indicado o deputado federal Vicente Cândido para ser o mandatário do partido, só que o ex-presidente Lula interveio no caso e pesou na decisão.

Ex-secretária-geral e tesoureira do diretório petista de São Bernardo, Zaninha é filiada ao partido desde a década de 1980. Ela sustentou que a ampliação de quadros do Grande ABC em cargos estratégicos na direção “é fruto do trabalho de articulação de Marinho”. “O Estado é muito grande. Estou entusiasmada e em janeiro faremos reunião para definir como será o sistema de atuação.”

Tobé era coordenador da Macro PT ABC e agora terá o papel de auxiliar o fluxo de ações políticas de Emidio e a interlocução com secretarias internas. “A região estará mais próxima da presidência. Esse estreitamento também é influenciado pelo poder regional (em São Paulo) e pela relação dos prefeitos (locais, são três petistas que comandam prefeitura).”

Nascido no Grande ABC, o petismo vai usar intensamente o reduto para tentar emplacar a pré-candidatura do ministro Alexandre Padilha ao governo do Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;