Setecidades Titulo Educação
Futuro exige mudanças em várias áreas

Alunos de Sto.André destacam política, educação e meio ambiente durante o Desafio

Drielly Gaspar
Especial para o Diário
14/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Que o mundo precisa de mudanças todos sabem. O que falta é descobrir as alterações necessárias. É com o tema 2020: o que eu posso fazer para mudar o meu mundo? que o Desafio de Redação faz alunos da região planejarem o futuro.

Questionados sobre as mudanças necessárias, os estudantes das cinco escolas de Santo André que participaram ontem do concurso têm diferentes opiniões.

Na EE Professora Ordânia Janone Crespo, no bairro Santa Maria, alunos dizem que as áreas com maior necessidade de alterações são a política e a Educação. Para que tal mudança aconteça na política, Laira Alves, 14 anos, do 9º ano, acredita que é necessário conscientização. “O ideal é que, desde pequenos, sejamos orientados em casa e na escola. Com o tempo toda a população saberia o que fazer na hora de votar.”

Já para aperfeiçoar a Educação é necessário criar projetos que estimulem os alunos a estudar. “Às vezes a escola promove competição ou mesmo passeios a lugares que nos ajudam a aumentar o conhecimento e ficamos com mais vontade de aprender”, diz Lauriane Cuel, 16, do 2º ano do Ensino Médio.

Já no Instituto de Ensino Portinari, no Parque das Nações, o meio ambiente foi eleito. Os discentes sentem que já foram feitas melhorias, mas que quanto mais, melhor. “Se olharmos para o passado, muita coisa mudou. A tecnologia usada para filtrar as chaminés de fábricas, por exemplo, é aliada para diminuir a poluição”, alega Lucas Pascoal, 11, do 7º ano.

Gabriel Munerato, 13, do 8º ano, concorda, mas acredita que ainda há muito a se fazer. “As pessoas precisam ser melhor orientadas sobre a importância do meio ambiente.”

O Desafio é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pela Petrobras e com apoio da Ecovias. A melhor redação entre os alunos do último ano do Ensino Médio ganha bolsa de estudos na USCS. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;