Márcio Bernardes Titulo
Festa sensacional!

Um sábio chinês escreveu que um homem para ser completo precisa plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho

Especial para o Diário
09/08/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Um sábio chinês escreveu que um homem para ser completo precisa plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Após a abertura da Olimpíada aqui em Pequim, ficou a impressão de que quem acompanhou a cerimônia ao vivo dentro do Estádio Nacional, também está sentindo a sensação de realização completa. Foi uma festa sensacional!

Exageros à parte, a verdade é que as autoridades chinesas estão dormindo neste momento mais aliviadas: nada de excepcional com a segurança aconteceu. Os tiranos e ditadores, especialmente, têm sempre muita preocupação com atentados e um possível contragolpe do adversário.

O Estádio Nacional, também conhecido como Ninho de Pássaro, tinha autoridades, atletas, jornalistas e muita gente nas arquibancadas. Mas esse povo foi escolhido a dedo. Os ingressos somente foram vendidos para turistas internacionais. Os chineses que quiseram ver a cerimônia de abertura da Olimpíada ao vivo pertencem ao Partido ou têm fortes ligações com ele.

Milagrosamente, a capital ganhou um feriado em homenagem à festa. É verdade! Porque os chineses têm apenas três feriados por ano. Eles aproveitaram para viajar e emendar o final de semana. Os trens ficaram lotados. Uma loucura! Tinha tanta gente que passageiros usavam fraldas porque não era possível ir ao banheiro.

Vamos viver duas semanas com o melhor índice técnico esportivo do planeta. Agora, quem pode mais chora menos.

FRASES

"Vou tentar usar a experiência para superar a falta de entrosamento."
Ana Paula, recém-chegada, substituta de Juliana, cortada por contusão e que fará dupla com Larissa.

"Atuar em Olimpíada é tão emocionante quanto disputar um jogo no estádio Arthur Ashe, durante o US Open."
Serena Willians, forte candidata à medalha de ouro no tênis feminino.

"Cada coisa na sua hora e no seu lugar."
Jadel Gregório, com os pés-no-chão, e não se dando nenhum favoritismo.

"Apesar de terem milhares de anos, o mundo não conhece bem os chineses."
Hu Jintao, confirmando que a Olimpíada está sendo usada como forte divulgador da cultura do país.

NOTÍCIAS

Encalorado
Lula não agüentou o calor dentro do Estádio Nacional. Primeiro, tirou o paletó. Depois, a gravata. Estava impossível ficar impassível a tão alta temperatura, especialmente naquele horário da noite. Nem uma brisa, um ventinho abençoado. Minha roupa e a dos outros na tribuna ficaram ensopadas.

Engarrafados
Em Pequim, de cada dez pessoas, três têm carro. No país, a média cai para um carro em cada dez. Mesmo assim, ninguém agüenta os congestionamentos. Nesta época de Olimpíada, ainda há a vantagem do rodízio de carros nos mesmos moldes de São Paulo. Mas não adianta. Ontem, fui a três lugares e perdi quatro horas.

Bob Cuspe
Vários agentes foram contratados pelo governo para não permitir alguns hábitos comuns aos chineses: cuspir no chão, soltar pum, arrancar plantas etc. Resolvi fazer um teste. Nas imediações do Centro de Imprensa, passei por vários soldados e cuspi no chão. Só não fui preso porque estava credenciado.

Scheidt corou
Robert Scheidt já é tímido por natureza. Quando ele tentou explicar sua sensação em carregar a bandeira brasileira na frente da nossa delegação, pediu desculpas aos repórteres e ficou vermelho de vergonha. Salientou que não conseguiria transmitir seus sentimentos porque foi uma sensação única, inigualável.

TOQUE FINAL
Toda família tem suas brigas e desentendimentos. Com a família Bernardinho não seria diferente. O desentendimento entre o treinador e Gustavo ainda não pode ter suas conseqüências avaliadas. Murilo, irmão de Gustavo, falou absurdos do treinador para quem quisesse ouvi-lo. Bruno, filho de Bernardinho e pivô da discussão, claro que vai ficar do lado do pai.

O vôlei masculino até agora não absorveu o corte de Marcelinho. Somente o tempo dirá se a rachadura deixou seqüela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;