Márcio Bernardes Titulo
Brasil faz lobby para 2016

No começo pouca gente deu bola para a iniciativa brasileira de querer sediar os Jogos Olímpicos em 2016

Especial para o Diário
16/08/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


No começo pouca gente deu bola para a iniciativa brasileira de querer sediar os Jogos Olímpicos em 2016. Na primeira seletiva, passamos em último lugar com o menor número de pontos.

Mas Carlos Arthur Nuzman não desiste. Cercou-se de cartolas experientes e gente que conhece os bastidores do esporte internacional. João Havelange é um deles. Nuzman e o ex-presidente da FIFA não se largam aqui em Pequim.

Esse fato já foi abordado inclusive nesta coluna. Mario Vasquez Raña, o todo poderoso presidente da ODEPA, diz ter vestido a camisa da candidatura brasileira.

Lula garante que conseguiu o voto do presidente chinês Hu Jintao. Orlando Silva faz sucessivas reuniões com ministros de esportes de outros países que estão aqui em Pequim.

Quem desdenhava da obsessão de Carlos Arthur Nuzman deve parar e repensar. Ele só pensa nisso. Ou naquilo. O tempo será o senhor da razão. Ou o Senhor dos Anéis.

Frases

"Fiz o melhor que podia, mas não deu"
Thiago Pereira, todo humilde, depois de chegar em 4º. lugar na final dos 400m medley

"Não tem vingança coisa nenhuma"
Ronaldinho Gaúcho, sobre o jogo contra Camarões, nosso algoz em Sidney.

"Você não imagina como estou orgulhosa de mim"
Jade Barbosa, depois de chegar em 10º. lugar na ginástica artística.

"Nosso time tá o bicho"
Marta, depois de o Brasil vencer a Noruega por 2 a 0.

Ingressos pra quem precisa
O COB se preocupou em divulgar que não está distribuindo ingressos para familiares de membros da delegação brasileira. No que concerne à imprensa, nos eventos de grande demanda, pelo menos um ingresso está sendo fornecido para cada veículo. Alguns recebem até mais. No entanto, ninguém está sendo prejudicado até agora.

Ingressos pra quem precisa II
O pai de César Ciélo procurou repórteres para dizer que a família dele não estava tendo nenhuma regalia, diferente de outras famílias ligadas a atletas mais privilegiados. A declaração causou mal-estar na cartolagem do COB, mas acabou depois sendo bem digerida. Essas histórias de ingressos, cambistas e outras coisas sempre acontecem nos grandes eventos.

Palmas para a Coréia do Sul
Precisa ser reconhecido o trabalho do governo da Coréia do Sul. Foi nos últimos 20 anos que o país deu uma guinada espetacular na economia, educação e esportes. Tigre asiático, a Coréia do Sul é uma das boas novidades nesta Olimpíada. Já conquistou o total de 16 medalhas, sendo 6 de ouro.

É o tchan
Kobe Bryant e Lebron James, as duas maiores estrelas do basquete masculino dos Estados Unidos, disseram que não sabem se terão condições atléticas de jogar na Olimpíada de Londres. Se isso acontecer, vão pedir para os cartolas alojarem os jogadores na Vila Olímpica. Segundo eles, é muito mais tchan.

Phelps superstar
Michael Phelps é um jovem americano de 23 anos e que neste domingo deverá entrar para a história do mundo olímpico. Se tudo correr nos conformes ele ganhará a sua oitava medalha de ouro e superará o recorde do conterrâneo Mark Sptiz, que na Olimpíada de Munique conquistou 7 ouros.

Sptiz era um fenômeno, foi alvo e era para ser atingido por aqueles terroristas insanos por ser judeu. Virou lenda, livro, filme e sua façanha está durando 36 anos. Interessante que o homem conseguiu grandes feitos nesse período. No esporte, aliando-se treinamentos, alimentação, tecnologia e até à NASA, constata-se que os tempos de muitas competições foram reduzidos.

Isso aconteceu na natação, atletismo e outros esportes. Mas nenhum nadador sequer havia empatado com Sptiz. Michael Phelps deverá conseguir superá-lo nesse domingo, aqui em Pequim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;