Esportes Titulo No Rio Grande do Norte
Palmeiras vence e se mantém no G-4

Resultado levou o time ao terceiro lugar na Série B, dando tranquilidade na pausa para Confederações

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
12/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O Palmeiras deixou o gramado do Estádio Barretão, em Ceará- Mirim, com a sensação de que poderia ter vencido o América-RN com muito mais facilidade. O time dominou o jogo, criou chances, mas desperdiçou e venceu por 2 a 0, ontem, na última rodada da Série B, antes da pausa para a Copa das Confederações.

O resultado foi suficiente para manter o Verdão no grupo dos quatro primeiros que conseguem o acesso à elite. O time é o terceiro com 12 pontos, contra três do time potiguar.

O Palmeiras assumiu o controle do jogo desde os primeiros minutos. Impondo forte marcação no meio de campo, o time conseguia roubar bolas com facilidade e, de quebra, armar bons contra-ataques, deixando ainda mais fragilizado o sistema defensivo do América.

Não demorou para sair o primeiro suspiro dos palmeirenses. Aos dez minutos, Caio recebeu cruzamento na área e, sozinho, completou para fora. Aos 22, foi a vez de Vinícius perder chance incrível. O atacante foi lançado, tentou encobrir o goleiro Andrey, que conseguiu evitar o gol.

A superioridade dos palmeirenses só se refletiu em gol aos 28. Tiago Real lançou Vinícius na entrada da área, o atacante ganhou do zagueiro, tirou de Andrey e mandou para o gol.

Para não dizer que o goleiro Bruno foi mero espectador no primeiro tempo, ele levou um susto, aos 39, quando Cascata chutou de longe e mandou rente ao travessão.

Nada mudou no segundo tempo. O Verdão era melhor e perdia chances para ampliar. Serginho, por duas vezes, aos dois e aos 15 minutos, parou em Andrey. Mas o lance mais incrível aconteceu aos 24. Henrique cabeceou, tirou do goleiro, mas a bola quicou na linha, pegou efeito e não entrou.

Aos 47, finalmente o Verdão definiu o jogo. Ananias mandou rasteiro na trave, Fernandinho pegou o rebote e colocou no fundo da rede.

REFORÇO
A diretoria oficializou ontem a contratação do meia paraguaio William Mendieta, que assinou por quatro anos.

Há 20 anos, palmeirenses saíam da fila

Há 20 anos, o palmeirense voltava a sorrir, vestir a camisa com orgulho e soltar o grito preso na garganta por 16 anos: “É campeão!”. O Palmeiras acabava com jejum e começava a escrever um dos períodos mais vitoriosos do futebol.

Não faltou absolutamente nada para os palmeirenses naquele 12 de junho de 1993. No total, 104.401 torcedores se espremiam para conseguir ver o clássico no Morumbi. A vitória do Corinthians no primeiro jogo, por 1 a 0, e a comemoração do atacante Viola imitando um porco serviram para esquentar mais a decisão.

“A semana antes do jogo foi um turbilhão de pressão. Juntou tudo. Cobrança por título, corresponder ao investimento feito, rivalidade com o Corinthians e a provocação do Viola”, contou o goleiro Sérgio.

O técnico Vanderlei Luxemburgo usou a parte psicológica e levou a campo um time com brio e vontade para vencer. E o Palmeiras entrou em campo voando. Fez 3 a 0 no tempo normal e levou o jogo para a prorrogação. “Tínhamos coração”, contou Evair, que era um dos astros daquele time.

A tensão palmeirense era gigante no Morumbi. Um erro e o sonho de sair da fila morreria. Até que aos 10 minutos, Edmundo foi derrubado dentro da área: pênalti que Evair converteu. “Estava tranquilo, mas lembrei que treinei pênaltis com o Wilson nos tempos de Guarani e ele sabia como eu batia. Fiquei com receio”, admitiu o artilheiro, citando o goleiro do Corinthians naquele momento – Ronaldo tinha sido expulso na final.

Catarinenses Chapecoense e Joinville também se dão bem

Os catarinenses seguem dominando o Campeonato Brasileiro da Série B. Chapecoense e Joinville venceram seus compromissos ontem, pela sexta rodada, e respectivamente lideram a competição. Com três gols de Bruno Rangel – o último aos 45 minutos do segundo tempo –, o time de Chapecó suou, mas passou pelo Paysandu (17º) por 3 a 2, e se consolidou na primeira posição, com 16 pontos. Já o JEC foi a Guaratinguetá e bateu o time da casa (18º) por 3 a 1, garantindo-se na segunda posição ao menos até o retorno do torneio, após a Copa das Confederações.

Os outros dois times de Santa Catarina, porém, não foram tão bem. O Figueirense (quinto) ainda arrancou empate por 1 a 1 com o Ceará (16º), em Fortaleza, enquanto o Avaí (13º) perdeu em casa, de virada, para o América-MG (quarto), por 2 a 1.

Aliás, o time mineiro não foi o único a surpreender como visitante. O Icasa (12º) fez 3 a 0 no Atlético-GO (15º) em Goiânia, enquanto o Bragantino (sexto) não se intimidou com a Ilha do Retiro e anotou 2 a 0 no Sport (oitavo).
Por outro lado, Boa Esporte (11º) e Paraná (sétimo) fizeram a lição de casa. A equipe de Minas Gerais recebeu o ABC-RN (20º) e venceu por 1 a 0, mesmo placar com o qual o time paranaense triunfou sobre o ASA-AL (14º).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;