Palavra do Leitor Titulo
Empreendedor do comércio varejista

Inédito estudo foi realizado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)...

Por Dgabc
12/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Inédito estudo foi realizado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) no Brasil tratando sobre o perfil do empresário de pequeno e médio portes do varejo brasileiro, com dados levantados perante o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). O levantamento aconteceu em junho em todas as 27 capitais do País, com o total de 605 varejistas entrevistados, com margem máxima de erro de 3,6%. Nele, foi demonstrado que apenas 7% desses empreendedores utilizaram crédito bancário para abertura de empresa.

Os dados dessa pesquisa mostraram também que 53% dos empreendedores pretendem investir em seu negócio por meio de ampliação de lojas, compra de máquinas e contratação de funcionários, e, entre os entrevistados, 25% disseram que vão investir com empréstimos bancários, e 3% terão como fonte de recursos as financeiras. Outro dado interessante apontado pelo estudo mostra que 82% desses empreendedores entrevistados não se utilizam de ferramentas tecnológicas em seu negócio; 85% não possuem loja virtual e 61% não têm internet, sendo que hoje a venda pela web é grande ferramenta.

A pesquisa mostrou mais uma vez que os impostos se configuraram no principal obstáculo para que o empresário de médio e pequeno portes mantenha aberta sua empresa, sendo tributos apontados por 43% dos entrevistados, superando outros desafios, como a concorrência, esta com 29%; juros altos com 18% e crédito de capital de giro limitado, com 10% dos entrevistados. A boa nova é que há previsão, em 2013, de salto para o comércio varejista no percentual de 6,3%, se as ações do governo em busca de impulsionar o consumo interno surtirem efeito e ajudarem a retomada do crescimento econômico.

Na verdade, ao nosso ver, o varejo precisa de linhas diferenciadas para capital de giro ao longo do ano, com datas específicas, bem como linhas para antecipação de recebíveis, investimentos e capital de giro por perfil do varejo. As linhas de créditos eram formatadas para empresário industrial, e agora acenam com linhas de crédito específicas para cada ramo do varejo, o que, junto do empenho do governo nestas medidas tomadas neste ano, proporcionará grande crescimento daqui para frente e apoio ao empreendedor do varejo. É o que esperamos!

Erick Rodrigues Ferreira de Melo e Silva é advogado e consultor empresarial.

Palavra do Leitor

Ecovias

As passarelas da Via Anchieta são, relativamente, bem cuidadas pela concessionária Ecovias. Agora, a importante passagem pelo túnel para pedestres sob as pistas no km 23,5, altura da Volkswagem, quanta diferença! Está uma imundície só! Pichado, com mau cheiro, mal iluminado, e em dias de chuva alaga e ninguém passa. Centenas de pessoas transitam por ali diariamente, mas há anos encontra-se nessas condições. E não adianta reclamar para a Ecovias, que raramente faz a manutenção. Será que teremos que recorrer ao Ministério Público?

Charles França

São Bernardo

Servidores

A cumpanhera gastando nosso dinheiro na abertura da Olimpíada de Londres e o País parado com greve dos servidores federais, as empresas demitindo, gastos com Copa, Petrobras com prejuízo etc. Nunca antes neste País se viu um governo federal tão bagunçado!

Antônio Marcos Costa

Mauá

Defesa

Há muito tempo observo notícias sobre pedofilia e estupros, o que me causa revolta e profundo descontentamento com certos ‘humanos'. Minha sugestão é a de que as mulheres, sejam adolescentes ou idosas, pratiquem técnicas de defesa pessoal disponíveis em livros ou na internet. Pois, assim, eles pensariam melhor antes de cometer tais absurdos.

Daniel Marques

Virginópolis (MG)

Enchentes

Aproveitando o embelezamento e melhoria da Avenida Santos Dumont, em Santo André, pedimos à Prefeitura que providencie, no último quarteirão da Rua Senador Flaquer, galeria para escoamento da água, bifurcando com a galeria que coletaria a água vinda da Vila Assunção. A água que desce da Vila Assunção inunda as travessas Jussiape, Itaci e o fim da Rua Senador Flaquer, pois as tubulações não dão conta do volume de água, que acaba ficando represada e entrando nas residências. Solicitamos um técnico da Prefeitura para melhores informações.

Carlos Gonçalves

Santo André

Irregularidades

Nesta eleição, candidatos que utilizam placas para propaganda estão dificultando a circulação de pedestres, como acontece no espaço central, à Rua José Cabalero, em frente ao Fórum e Padaria Brasileira. Outra irregularidade cometida por candidatos que têm carretas, com grandes placas de propaganda, é deixá-las estacionadas em Zona Azul. Se o cidadão comum tem de pagar para estacionar seu veículo, por que político não? Verifiquem o espaço em frente à Padaria Brasileira e prestem atenção pela cidade para constatar as irregularidades.

Álvaro Salvi

Santo André

Amarelou

Técnico medíocre esse Mano Menezes, da Seleção Brasileira de futebol. O cara entra para disputar a final da Olimpíada, que o Brasil nunca ganhou o ouro, com três laterais - Marcelo, Rafael e Alexandro - e mais dois volantes - Sandro e Rômulo. Só o Oscar para armar as jogadas é muito pouco. Enquanto isso, no banco de reservas tinha o Ganso e o Lucas. Capaz de algum sabichão culpar o Neymar pela derrota. A bola não chega! Enquanto esse técnico ruim estiver à frente da Seleção vai ser só vergonha, não vamos passar nem da primeira fase na Copa.

Gustavao H. M. Carli

Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;