Internacional Titulo
Tremor em El Salvador deixa pelo menos 157 mortos
Das Agências
14/02/2001 | 00:11
Compartilhar notícia


O terremoto de 6,1 graus Richter que sacudiu El Salvador na manhã desta terça-feira deixou pelo menos 157 mortos e mais de mil feridos, segundo o último balanço divulgado pelas autoridades locais.

"O saldo lamentavelmente segue aumentando e o número de mortos chega a 157, com mais de mil feridos. Não temos um balanço exato dos desabrigados, mas são milhares", disse o porta-voz da presidência, Luis López Portillo.

O violento terremoto teve seu epicentro situado em San Pedro Nonualco, 60 km a leste de San Salvador, no departamento de La Paz, e afetou ainda os departamentos de San Vicente e Cuscatlán, todos na região central do país.

Entre as vítimas estão cerca de 20 crianças e uma professora, que morreram soterrados em uma escola no município de Candelária, 40 km a leste de San Salvador.

O terremoto desta terça ocorreu exatamente um mês após o violento tremor de entre 7,6 e 7,9 graus Richter, registrado em 13 de janeiro passado e que deixou 827 mortos e mais de um milhão de desabrigados, somando US$ 1 bilhão em prejuízos.

O presidente de El Salvador, Francisco Flores, realizou nesta terça um apelo urgente para a comunidade internacional criar uma "nova força de trabalho" no atendimento às vítimas do terremoto.

"Já enviamos pedidos ao resto dos países e eles nos responderam muito rapidamente. Estados Unidos, Guatemala e Nicarágua já mandaram os helicópteros que precisamos para levar os recursos médicos para os feridos presos nos escombros das casas e soterrados em deslizamentos de terra", disse o presidente.

Outra conseqüência do tremor foi a formação de uma onda gigantesca na costa da Indonésia, registrada por cientistas australianos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;