Internacional Titulo
Aviões contaminados da British Airways podem voltar a voar
Por Da AFP
02/12/2006 | 12:39
Compartilhar notícia


Os três aviões da companhia aérea britânica British Airways, onde foram detectados vestígios de radioatividade, receberam luz verde das autoridades sanitárias britânicas para voltar a voar nos próximos dias, informaram neste sábado várias fontes.

"Os três aviões foram examinados. O nível de polônio não representa nenhum risco", informou uma porta-voz da Agência Britânica de Saúde Pública (HPA, na sigla em inglês).

"Não há motivo de inquietação para os passageiros", acrescentou.

Por sua vez, uma porta-voz da companhia confirmou a luz verde das autoridades sanitárias e informou que dois dos aparelhos que já haviam recebido a autorização da Associação Civil britânica (CAA) para retomar os vôos.

"Com um pouco de sorte, isto deveria ocorrer neste fim de semana", informou, explicando que o terceiro avião está à espera da decisão da CAA.

"No que diz respeito à British Airways, a investigação (da polícia) está concentrada unicamente nestes três 767", acrescentou.

Trinta e três mil passageiros e três mil tripulantes pegaram algum dos 221 vôos realizados por estes aviões em toda a Europa durante as semanas em que foi feita a investigação policial.

"Recebemos entre 7.500 e 8 mil ligações de passageiros e nosso site recebeu 200.000 visitas, já que é o principal ponto de informação", acrescentou o porta-voz da companhia.

Os aviões foram imobilizados no âmbito da investigação sobre a morte do ex-agente secreto russo Alexander Litvinenko em 23 de novembro passado, em Londres, depois de ter sido envenenado com polônio 210, uma substância altamente radioativa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;