Claúdio Conz Titulo
Premiação agita o setor da construção

Evento aconteceu dia 9, em São Paulo, e contou com a presença de cerca de 2.000 pessoas, entre lojistas e empresários do ramo e autoridades

Cláudio Conz
18/08/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Pelo 20º ano consecutivo, a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), entidade da qual sou o presidente executivo, realiza a entrega do já tradicional Prêmio Anamaco. O evento aconteceu no dia 9, em São Paulo, e contou com a presença de aproximadamente 2.000 pessoas, entre lojistas e empresários do setor da construção e autoridades.

Em 2011, o evento homenageou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que recebeu a famosa ‘pá de ouro'- troféu ‘Operário nº 1 da Construção' pelas contribuições no desenvolvimento do setor no País. A condecoração é dedicada a personalidades que tenham contribuído com a melhoria e o desenvolvimento do setor e da cadeia produtiva da construção.

O ministro Carlos Lupi foi fundamental em ações destinadas a solucionar um dos principais problemas do setor da construção no País - a falta de mão obra qualificada. Ele foi um dos grandes interlocutores do segmento da construção, abrindo as portas do governo para que se estabelecesse o diálogo entre a nossa cadeia produtiva e o poder público, visando sempre o desenvolvimento do País como um todo. Além disso, ele tem nos dado todo o apoio nas reuniões do conselho curador do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), órgão do qual tanto ele quanto eu fazemos parte.

Entre as personalidades já condecoradas com o troféu ‘Operário Nº 1 da Construção', estão ex-ministra da Casa Civil e atual presidente da República, Dilma Rousseff, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Saúde José Serra, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e o ex-ministro das Cidades Márcio Fortes, entre outras figuras do cenário político do País.

INDÚSTRIA E VAREJO EM DESTAQUE

Este prêmio é considerado a maior premiação do setor da construção civil na América Latina. Nele, empresas atuantes em 75 segmentos são anualmente reconhecidas por terem se destacado no último ano, com base nos resultados da Pesquisa Anamaco/Ibope Inteligência.

Assim, o evento também homenageou as personalidades do varejo e comércio da construção que se destacaram em 2011, como Alfons Gardemann, presidente do conselho administrativo da Pado, que recebeu o troféu ‘Personalidade da Indústria 2011' e Sandra Maria Rodrigues de Lima, presidente da Mundial Center de Brasília, que recebeu o troféu ‘Personalidade do Comércio 2011'.

PESQUISA APONTA VENCEDORES

Este prêmio é promovido com base em um estudo, a chamada Pesquisa Anamaco/Ibope Inteligência, que, em 2011, ouviu cerca de 1.400 lojistas de material de construção, por telefone, com a utilização do sistema Cati (Computer Assisted Telephone Interviews).

O estudo é dividido em duas categorias: ‘Pulverização' - na qual são computadas apenas as respostas de lojistas de pequeno e médio portes - e ‘Grandes Clientes' - lojistas de material de construção de grande porte, sorteados dentro de uma listagem pré-selecionada pela Anamaco.

Quando uma empresa é vencedora no primeiro lugar das duas categorias, ela recebe o troféu master. São entrevistados os proprietários, gerentes ou responsáveis pelo setor de compras. Essa pesquisa revela anualmente as companhias que se destacaram e funciona como uma importante ferramenta de marketing para a indústria.

Diversas iniciativas como premiações e pesquisas vêm sendo desenvolvidas pela entidade, sempre tendo em vista promover o crescimento do setor e a geração de renda no Brasil. Neste sentido, a entidade tem atuado junto ao poder público, criando e apresentando projetos que visam desenvolver o mercado de material de construção e a sociedade como um todo.

A associação também promove debates sobre assuntos que envolvem o setor, como questões ligadas à tributação e projetos de lei. Eu, como presidente da Anamaco, tenho levado pessoalmente as dificuldades, problemas e solicitações do varejo do segmento ao poder público, com o intuito de reduzir impostos, gerar emprego e aumentar a produtividade do País como um todo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;