Internacional Titulo
Blix dá uma semana para Iraque destruir mísseis
Da AFP
22/02/2003 | 10:22
Compartilhar notícia


O chefe dos inspetores em desarmamento das Nações Unidas, Hans Blix, deu até primeiro de março ao Iraque para começar a destruir os mísseis proibidos Al Samoud 2. A informação foi divulgada na edição deste sábado do jornal New York Times.

A exigência foi feita em uma carta enviada nesta sexta-feira ao general Amir al-Saadi, conselheiro do presidente iraquiano, Saddam Hussein. Blix lembrou nesta carta as recentes conclusões dos especialistas em desarmamento, segundo as quais os mísseis Al-Samoud que o Iraque possui excedem o alcance permitido pela ONU, de 150 km.

A carta de Hans Blix também convoca o Iraque a destruir alguns motores ilegalmente importados que foram desenhados para equipar os mísseis, diz o Times.

O Iraque afirma que os mísseis não excedem os limites autorizados quando suas ogivas estão carregadas e se propôs a realizar testes para demonstrar isso.

Ainda segundo o jornal, os mísseis Al-Samoud já foram usados em testes pela defesa iraquiana para se preparar contra um ataque americano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;