Cultura & Lazer Titulo
Os Dutra fazem arte há oito geraçoes sem interrupçao
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
23/12/2000 | 14:53
Compartilhar notícia


Mais de dois séculos de arte. A exposiçao Os Artistas Dutra - Oito Geraçoes, em cartaz no Museu da Casa Brasileira, em Sao Paulo, apresenta a obra dos Dutra, família de origem flamenca que marca a história da arte e da iconografia paulista com uma produçao artística que teve início no fim do século XVIII e segue até hoje, sem interrupçao. Os ingressos custam R$ 5.

Também foi lançado um livro homônimo à mostra (Sociarte/Imprensa Oficial do Estado, 150 págs., R$ 50), escrito pelo colecionador Augusto Carlos Ferreira Velloso. Fartamente ilustrada, a obra demandou pesquisas de quatro anos e estava escrita desde 1982, às espera de patrocínio, agora concedido pela Ripasa. "Nao conheço nenhuma outra família no mundo que tenha uma trajetória artística tao longa", diz Velloso, que também é curador da mostra, ao lado de Carminha Leonard. Promovida pela Sociarte (Sociedade dos Amigos da Arte de Sao Paulo), a mostra é composta por obras de colecionadores da instituiçao e do acervo familiar dos Dutra.

O destaque da exposiçao fica para Miguelzinho, chamado de Leonardo da Vinci Caboclo. "O maior gênio da família foi músico, ourives, pintor, entalhador, entre uma série de outras atividades", conta Velloso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;