Setecidades Titulo
Excesso de café pode aumentar o colesterol, diz estudo
Por Javier Contreras
Do Diário do Grande ABC
01/02/2003 | 17:00
Compartilhar notícia


O cafezinho cotidiano tomado pela maioria dos trabalhadores brasileiros pode alavancar um problema pouco discutido, mas confirmado por especialistas do ramo: seu consumo excessivo pode contribuir para o aumento do colesterol sangüíneo.

Isso é confirmado devido à presença de dois tipos de gordura – casestol e kahweol – comuns nos grãos do café. “Essa é uma preocupação que as pessoas têm de ter cotidianamente com toda a sua alimentação. O café também possui suas propriedades particulares, benefícios e também malefícios. Como são grãos e, naturalmente, possuem esses tipos de gordura, seu consumo excessivo pode contribuir acumulativamente com o aumento do colesterol no sangue”, disse a nutricionista Ana Cristina Machado Lolo, do Hospital São Camilo, na capital.

A quantidade média indicada por especialistas são de três xícaras (ou copos plásticos) pequenas por dia, cerca de 50 mililitros cada um. “É claro que a limitação de tolerância depende de cada organismo, mas é recomendável essa média porque o café, principalmente no Brasil e Itália, é muito forte, o que concentra mais essa gordura”, disse a professora do departamento de nutrição da USP (Universidade de São Paulo), Midori Ishii, que também recomenda tomar café até somente às 16h para evitar que os resíduos da cafeína prejudiquem o sono.

Filtros – Outro problema é a utilização de filtros de pano para coar o café. Esse processo não é recomendável. “Esse artifício não impede que a gordura seja filtrada adequadamente e se concentre no líquido que será ingerido. Os filtros de papel são os mais recomendáveis, pois possuem mais aderência para diminuir a gordura”, disse Lolo. No entanto, o café expresso e instantâneo – que não utilizam o filtro – também tem esses tipos de gordura.

Outra associação prejudicial ao organismo é o consumo do café com o açúcar branco, o que eleva, além do colesterol, a quantidade de calorias. As nutricionistas recomendam os adoçantes como forma de evitar essas associações. Outros problemas são relativos à dores de estômago devido ao café, que deve ser evitado antes de qualquer refeição ou entre um intervalo muito grande sem comer. “É claro que as recomendações são extremamente designadas às pessoas que não mantém um controle e tomam café em excesso devido ao estresse do dia-a-dia ou pelo simples hábito”, disse Ishii.

Segundo as nutricionistas, a desinformação é o principal agravante para que as pessoas continuem a exceder o consumo. “O cafezinho na hora apropriada, na quantidade média, sempre é saboroso e não faz mal. As pessoas que trabalham em repartições ou escritórios têm a péssima mania de tomar cafezinho a cada momento. Essas, sim, devem se controlar o mais rápido possível porque a quantidade ingerida é muito grande”, disse Lolo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;