Internacional Titulo
Judeus poderao construir bairro em Jerusalém
Por Do Diário do Grande ABC
01/01/1999 | 18:01
Compartilhar notícia


As autoridades israelenses deram a última permissao necessária para a construçao de um conjunto de apartamentos para judeus no leste árabe de Jerusalém cujas obras começarao este mês, informou um ativista dos colonos. Os palestinos se opoem à construçao, no bairro Ras al-Amud, argumentando que a obra é contrária a seus planos de estabelecer sua capital no setor oriental de Jerusalém.

Algumas tentativas anteriores em tal sentido, por iniciativa do milionário norte-americano Irving Moskovitz, provocaram protestos e revoltas dos palestinos. A construçao em Ras al-Amud começará dentro de duas ou três semanas, disse Yossi Kaufman, líder do grupo de colonos Ateret Cohanim, ligado a Moskovitz.

A Autoridade Israelense de Antiguidades aprovou a construçao depois de realizar escavaçoes que comprovaram nao se tratar de um sítio arqueológico. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que se opoe à construçao, indicando o temor de que o projeto afete as conversaçoes de paz com os palestinos.

No entanto, as circunstâncias mudaram, pois Netanyahu suspendeu no mês passado ao aplicaçao do acordo de Wye, alegando que os palestinos nao cumpriram sua parte. O premiê tenta ser reeleito em 17 de maio e para conseguir isso precisa do apoio dos nacionalistas judeus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;