Internacional Titulo
Prova material dos atentados de Madri incrimina Jamal Zugam
Da AFP
19/03/2004 | 08:45
Compartilhar notícia


Uma "prova material" dos atentados que mataram 202 pessoas no dia 11 de março em Madri foi encontrada na loja de telefones celulares onde trabalhava Jamal Zugam, um dos cinco suspeitos de ligação com o ataque preso no sábado passado. A informação foi publicada nesta sexta-feira pelo jornal espanhol El País.

"É um pedaço de plástico do telefone celular ligado à única bomba que a polícia conseguiu desativar no dia dos ataques", segundo a publicação, que cita fontes policiais. A descoberta deste celular, que estava programado para ativar a bomba, levou a polícia a prender várias pessoas. Jamal Zugam foi detido em sua loja no bairro popular de Lavapiés, em Madri.

Os investigadores acreditam que o aparelho de telefone foi danificado quando um dos autores dos atentados tentou inserir um cartão telefônico que não era apropriado para o modelo em questão, de acordo com o El País.

Esse pedaço de plástico é considerado agora uma prova "capital" da investigação, de acordo com o jornal espanhol. A mochila com a bomba foi encontrada em um dos vagões de um trem com destino a Atocha.

Dez suspeitos dos atentados de Madri, entre os quais dois possíveis autores, foram pegos pela polícia. Cinco deles foram interrogados em uma "Audiência Nacional" (na principal instância penal espanhola) em Madri.

Jamal Zugam, um dos supostos autores do atentado, foi reconhecido por dois passageiros dos trens atacados em 11 de março. Seus dois compatriotas, Mohamed Bekkali e Mohamed Chaoui, 35 anos, também devem ser interrogados, assim como dois indianos, Vinay Kohly e Surech Kumar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;