Economia Titulo
Bancários fazem greve parcial em 40 agências no Grande ABC
Por Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
27/08/2006 | 18:59
Compartilhar notícia


Bancários do Grande ABC farão nesta segunda-feira greve parcial em 40 agências da região. O protesto dá o pontapé inicial à fase de pressão efetiva aos bancos na campanha salarial deste ano. Paralelamente, bancários de todo o Brasil se mobilizam para protestar por reajustes reais e outras garantias, como a inclusão da 13ªcesta-alimentação e o 14º salário.

O movimento desta segunda tem caráter diferenciado: é realizado no Dia dos Bancários e simboliza uma resposta dos trabalhadores à segunda rodada de negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), que aconteceu em São Paulo no último dia 21, quando foram rejeitadas as 20 propostas apresentadas pelo Comando Nacional dos Bancários.

Já o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Osasco e região organiza uma passeata pelas ruas do centro velho da Capital paulista. A concentração começa às 18h30 na rua Líbero Badaró, esquina com a avenida São João. Os trabalhadores estarão divididos em alas que representam os eixos da campanha de 2006, como maior participação dos lucros e resultados, aumento real, isonomia de direitos, combate ao assédio moral, redução dos juros, proteção ao emprego e aumento do auxílio-creche.

A categoria, que tem data-base em 1º de setembro, pede aumento salarial de 7,05%, além da reposição da inflação. Exige também a PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) de 5% do lucro líquido linear dos bancos, mais um salário acrescido de R$ 1,5 mil.

Na ter;a-feira, às 15h, representantes dos bancários e da Fenaban se reúnem para mais uma rodada de negociações. Diante da negativa das pautas, os bancários esperam que novas propostas sejam apresentadas pela federação, caso contrário, ameaçam entrar em greve.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;