Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 23 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Funcionários do BNDES suspendem greve até a próxima semana


Da Agência Brasil

23/10/2006 | 17:25


Os funcionários do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) retornaram ao trabalho no início da tarde desta segunda-feira, após uma greve iniciada na última quinta. Até sexta-feira, a categoria deve marcar nova assembléia para definir se a paralisação terá continuidade.

O presidente da Associação de Funcionários do BNDES, Antonio Saraiva, disse que o movimento foi suspenso porque as negociações serão retomadas com a direção da instituição. De acordo com Saraiva, a principal reivindicação é o quadro único de pessoal.

Segundo ele, a direção do BNDES não apresentou nenhuma proposta sobre o tema. “Serão abertas as negociações, e a gente, na semana que vem, reavaliará a paralisação”, disse Saraiva.

O banco tem dois quadros de servidores - um de funcionários de carreira, mais antigos e com salários superiores, e outro de empregados concursados a partir de 1998. O presidente da associação informou que as  reivindicações de natureza econômica  ficaram em segundo plano. “A nossa questão é relativa à existência de dois quadros. O que a gente quer é a unificação dos quadros. Essa é que é a questão central”, afirmou.

Os empregados do BNDES reivindicam reajuste de 20%, incluindo a reposição das perdas desde o Plano Real, e uma e meia remuneração a título de abono. A direção do banco ofereceu, inicialmente, reajuste salarial de 3,84% e meia remuneração de abono.

Na última sexta-feira, a proposta foi elevada para 4,5% de aumento e 80% da remuneração como abono. A greve teve  adesão da totalidade dos 1,9 mil funcionários do BNDES no Rio de Janeiro. Contando com os empregados das representações da instituição em Brasília, São Paulo e Recife, o número de servidores chega dois mil.


Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;