Cíntia Bortotto Titulo
No trabalho, seja criativo!

Cada vez mais as empresas exigem profissionais criativos

Por Cíntia Bortotto
21/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Muitas pessoas me perguntam se criatividade e inovação são pedidos no ambiente de trabalho. A resposta é: sim!

Cada vez mais, as empresas precisam inovar para crescer, sejam seus produtos, serviços, modelos, mercados ou processos. Mudar e inovar são palavras de ordem que remetem a mais lucro. Portanto, as organizações precisam contratar profissionais que pensem de forma criativa.

O processo criativo - O processo da inovação é composto por duas fases. A primeira é a chamada divergente. Nela, geramos opções (lista de ideias, dados, alternativas, sugestões, etc.). É importante muita imaginação e conhecimento. Não podemos esquecer que, para a imaginação fluir, é imprescindível ser flexível e buscar a originalidade. E também é importante não ter medo de errar.

A segunda fase é chamada convergente. Nela, são analisadas as ideias geradas na primeira fase, que precisam ser melhoradas e refinadas. Esta etapa é permeada de análises, combinações, melhorias e escolhas. O foco desta etapa é como podemos fazer o trabalho da melhor forma. Buscar qualidade e aplicabilidade, sem perder a essência e a originalidade do conteúdo inicial.

Você é criativo? Faça o teste!

Pensamento criativo - Capacidade de gerar um grande volume de ideias , conceitos, pensamentos ou respostas . Pergunte-se: Quantas maneiras há de resolver um desafio? Quantas formas ou materiais diferentes eu posso encontrar?

Flexibilidade - Capacidade de lidar e produzir diferentes formas de informação ou pensamento. Uma pessoa flexível tem mais facilidade para lidar com mudanças e diferenças. Pergunte-se: De que outro ângulo posso olhar o meu projeto? Que diferente abordagem posso dar ao mesmo assunto?

Originalidade - Habilidade de gerar o novo, o diferente, o singular. Perguntas possíveis: O que ninguém pensou ainda? O que tornaria a minha ação diferente do que outra que já existe?

Melhoramento - Capacidade de melhorar, embelezar, refinar um pensamento ou conceito, adicionando detalhes ou profundidade a uma ideia. Pergunte- se: O que mais eu poderia acrescentar para ficar melhor do que está hoje?

Sensibilidade - Capacidade de descobrir ‘o coração do problema ou da oportunidade'. É uma combinação da intuição com alta capacidade de análise.

Liberdade - Estar livre de bloqueios internos, preconceitos e pressões externas. Ter coragem para manter ideias e opiniões. Inove, crie, tanto para contribuir para a sua empresa quanto para a sua própria carreira. Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;