Setecidades Titulo
Polícia frustra assalto a banco; vigia está entre os presos
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
09/03/2006 | 09:21
Compartilhar notícia


Cinco homens foram presos quarta-feira pela manhã no bairro Nova Gerte, em São Caetano, acusados de tentarem assaltar uma agência da Caixa Econômica Federal. Entre os detidos, está um vigilante do próprio banco que teria facilitado a entrada de quatro armas na agência da rua Visconde de Inhaúma.

A Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio, órgão da Polícia Federal, investigava o bando desde novembro do ano passado, quando ocorreu um assalto em uma agência da CEF localizada no bairro Liberdade, zona Sul da capital. A mesma quadrilha é apontada como a autora do crime.

Quarta-feira pela manhã, dez policiais federais monitoraram a ação do grupo e esperaram o momento do assalto para fazer o flagrante e realizar a prisão dos acusados.

Às 7h30, Rogério Américo da Silva, 33, João José da Silva, 31, Antônio Cláudio de Souza, 31, e Armando José de Souza, 50, chegaram à agência com dois carros: uma Parati e outro automóvel que a polícia ainda não havia conseguido identificar até quarta-feira à noite.

De acordo com a Polícia Federal, o vigilante Ânderson Luis Porto, 30 anos, já estava no local. Ele é apontado como comparsa do bando e responsável pela entrada na agência de quatro revólveres calibre 38 que seriam utilizados para a execução do assalto.

“O objetivo da quadrilha, primeiramente, era seqüestrar a gerente do banco e, enquanto ela ficasse sob ameaça de membros do bando, a outra parte da quadrilha iria retirar o dinheiro na agência. Felizmente conseguimos prendê-los no momento certo, sem nenhuma vítima e nenhum pânico na agência”, afirmou o delegado-chefe da Comunicação Social da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, Humberto Prisco Neto.

Segundo Prisco Neto, o seqüestro da gerente seria terça-feira à noite, na residência dela. Ela seria mantida em um cativeiro durante toda a madrugada e, pela manhã, eles efetuariam o roubo. A identidade da funcionária não foi revelada pela polícia.

“Por um motivo que ainda não conseguimos descobrir, a quadrilha abortou a ação na casa da gerente. Mesmo que eles tentassem capturá-la na residência, iríamos evitar a ação, pois estávamos monitorando todos os passos”, garantiu o delegado.

No instante em que todos os integrantes do bando chegaram à agência, os agentes da Polícia Federal realizaram o flagrante. A polícia suspeita que havia, pelo menos, mais um membro do grupo, pois o segundo carro que levou os acusados até a agência não foi localizado. O outro veículo, uma Parati, foi apreendido. Também foram recolhidos pela Polícia Federal os quatro revólveres e três celulares que seriam utilizados na ação.

Além do assalto à agência da Liberdade, cujo valor não foi informado pela polícia, a suspeita é de que o grupo tenha feito outros roubos a bancos na Região Metropolitana. Com exceção do vigilante, todos os detidos já tinham passagem criminal por roubo.

Malsucedido – Em São Bernardo, no dia 23 de janeiro, uma quadrilha tentou roubar uma agência do Unibanco situada no Shopping Metrópole. O insucesso da ação acabou no assassinato de dois seguranças e deixou três pessoas feridas, duas delas clientes do shopping.

De acordo com a Secretaria Estadual da Segurança Pública, de outubro de 2004 a setembro de 2005 ocorreram 26 assaltos a banco na Região Metropolitana, excluindo a capital. Em todo o Estado, foram 141 casos. Os números específicos do Grande ABC não foram informados. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os bancos brasileiros investem cerca de R$ 1,1 bilhão por ano em segurança.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;