Cultura & Lazer Titulo
Coleção sobre dramaturgia é disponibilizada na internet
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
29/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Já estão disponíveis para visualização gratuita na internet mais de 170 livros da Coleção Aplauso, série editada pela Imprensa Oficial que reúne roteiros, peças teatrais, histórias de emissoras de TV e biografias de artistas, cineastas e dramaturgos, a exemplo de gente como Raul Cortez, Alcides Nogueira, Fernando Meirelles e Eva Wilma, além de roteiros de filmes como O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias.

O conteúdo, disponível em PDF ou em texto pode ser acessado no site http://aplauso.imprensaoficial.com.br.

A iniciativa da disponibilização desse material on-line partiu do interesse do órgão em trazer o acesso às informações de interesse público para mais uma fonte de dados. Além de todo o conteúdo do Diário Oficial, que teve início no fim de 2008, agora há o lançamento do acervo da coleção.

Para Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, a democratização da informação através da web já é uma realidade: "Nosso interesse é dar acesso às informações que fazem parte do interesse de todos. Com a internet, que é multiplicadora de conteúdos, temos mais uma aliada nesse trabalho."

São 200 títulos lançados desde 2004. Através de textos feitos por jornalistas ou escritores selecionados pelos biografados, e escritos em primeira pessoa, a história do cinema, teatro e televisão brasileira é contada. A coleção é coordenada pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho e traz os livros, no formato original, em versão de bolso e com preço popular (em média R$ 15). "A coleção faz resgate da cultura brasileira através de perfis aprofundados de seus principais personagens."

Além dos perfis, roteiros de cinema, alguns comentados e acrescidos de crítica e ficha técnica, compõem documentação sobre a filmografia digital, e servem de material de estudo, pesquisa e para quem se interessa pelos bastidores da sétima arte.

Entre as novidades que a Imprensa Oficial traz para o próximo ano, estão perfis de pessoas ligadas à música, como Wagner Tiso, Inezita Barroso e Claudette Soares. Todos os novos títulos serão lançados simultaneamente em papel e versão digital. A disponibilização desses conteúdos para e-books, como o Kindle, será o próximo passo, garante Hubert.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;