Economia Titulo
Shoppings devem receber 900 mil na região no fim de semana
Por Alexandre Melo
Michele Loureiro
19/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Se você está entre os consumidores que deixaram as compras natalinas para os últimos dias, prepare-se para ter dose extra de paciência, pois os cinco shoppings da região devem receber cerca de 900 mil pessoas entre hoje e amanhã.

O complexo de compras que deve registrar o maior número de compradores é o Mauá Plaza Shopping, com expectativa de 560 mil visitantes (entre sexta e domingo). O número é 15% maior do que o de 2008.

O Shopping Metrópole, em São Bernardo, estima crescimento de fluxo de 7% e espera receber 80 mil consumidores. O complexo mais novo da região, Shopping Praça da Moça, em Diadema, espera incremento de 50% em relação aos finais de semana comuns.

O Shopping ABC e o ABC Plaza Shopping, ambos em Santo André, recebem 1 milhão e 1,3 milhão de consumidores mensalmente, respectivamente. Mas não divulgam a expectativa para hoje e amanhã.

Após o movimento de vendas na primeira quinzena do mês, que em alguns casos superou a expectativa das administradoras dos shoppings, o pagamento da segunda parcela do 13º salário dá impulso extra no faturamento do varejo.

No Shopping Metrópole, as vendas dos 15 primeiros dias do mês em comparação com igual período do ano passado, foram 15% mais altas. "Este fim de semana promete por ser praticamente véspera de Natal", diz André Lupo, superintendente do complexo.

No Shopping ABC, na loja Mais Valdir, a primeira quinzena foi movimentada, mas neste período os clientes ainda compravam artigos de decoração natalina. "Esperamos crescimento de 15% este ano, sendo que o movimento dos shoppings, onde estão quatro das seis unidades, será maior a partir deste fim de semana" detalha a coordenadora de marketing da rede, Bruna Bono.

MARATONA - Além dos shoppings da região, que funcionam até a meia-noite durante o fim de semana, outras redes varejistas apostam na extensão de horário como forma de atrair os consumidores. A Super Casas Bahia, no Anhembi, em São Paulo, está de portas abertas desde às 11h30 de ontem e só encerra as atividades às 23h de hoje, completando 31 horas de funcionamento ininterrupto.

O Carrefour manterá os hipermercados de São Paulo, Osasco, Grande ABC e Litoral (exceto os localizados em shoppings) abertos 24 horas até a véspera de Natal.

POPULAR - Na tradicional rua de comércio popular Oliveira Lima, no centro de Santo André, até 15 de dezembro as vendas ficaram abaixo da expectativa. Segundo o presidente da Sol (Sociedade Oliveira Lima), Hélio Farber, os consumidores estavam pesquisando os preços para sair às compras neste fim de semana. "As chuvas das últimas semanas contribuíram para este resultado", reforça Farber. O faturamento das 350 lojas conveniadas deverá ser 15% superior a 2008. Apenas no fim de semana passado, cerca de 200 mil pessoas circularam pela Oliveira Lima.

O presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Sidnei Muneratti, comenta que o desempenho nas vendas está conforme o previsto e que a população marcou presença no comércio local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;