Esportes Titulo
Ex-viciados correm das drogas em maratona do ABC
Por Marisa Amaral
Da Redaçao
07/04/2000 | 00:21
Compartilhar notícia


Uma corrida contra as drogas. Assim será a primeira Prova do ABC, domingo, para três competidores. Robson, Jeferson e Sandro, internos da Pro-Av, uma clínica de recuperaçao de ex-viciados, estarao entre os 400 atletas que vao correr 8 km em comemoraçao ao aniversário de Santo André. A largada será às 9h, na avenida Perimetral, em frente ao Paço Municipal. Além da corrida, haverá uma prova de caminhada, de 4km.

Robson e Sandro ainda estao internados na clínica e sairao só para competir na Prova do ABC, mas Jeferson, 19 anos, completa esta sexta-feira os nove meses de internaçao, terá alta na corrida e já tem futuro garantido. Será apresentado a Edélcio Moreira da Silva, técnico da equipe Hidrauli, que trará os favoritos ao título - Carlos Campioti (campeao do ano passado), Valter Araújo Silva (que busca índice olímpico) e Valquíria Fernandes Santana (campeao da Corre ABC).

"Agora, quero corridas grandes, como a Sao Silvestre e as maratonas de 42 km. Estou com fome de acelerar", disse Jeferson, que está confiante em ter um bom desempenho e servir de exemplo. "Dá para correr sossegado os 8 km. Quero mostrar nesta corrida que quem tem problemas de drogas em casa tem a possibilidade de se libertar", disse Jeferson, que começou a se viciar aos 10 anos.

Robson, 28 anos e 12 nas drogas, já se considera um vencedor. "Estou me recuperando há seis meses, quando eu nem conseguia andar. As drogas me destruíam, vivi até no crime. Quero mostrar que Deus liberta. Somos atletas de Cristo, o que nao é uma religiao. Eu até tirava os crentes, mas vi que Deus pode tudo", pregou Robson, que é casado com Lucimeire e tem uma filha, Talita, de 3 anos. Robson já participou da Prova de Reis, em Janeiro, na qual ficou em 386º lugar (eram mais de 2 mil participantes).

Sandro, 28 anos, casado com Marcela, que está grávida, já tem outros dois filhos: Arthur, 6 anos, e Esther, 2 anos. "É gostoso saber que a nossa família investe na gente. Há cinco meses, eu nao era nada. Hoje, tenho valor. E a cada mês que passa, eu tenho mais valor", comemorou Sandro, que também participa da prova como exemplo de determinaçao. "Quero correr para divulgar o trabalho da Pro-Av, passar o que recebi. Quero que as pessoas se conscientizem de que existe a possibilidade de mudança".

Desde o início da internaçao, os ex-drogados começam a participar das atividades físicas durante uma hora por dia. E uma vez por semana, correm entre 10 e 15 km, em Ouro Fino, sede da Pro-Av. Sempre com a supervisao de Silvio Martinez, Reginaldo Oliveira e Edson Kanashiro, também ex-drogados. "Nos conhecemos em uma clínica de recuperaçao em Ponta Grossa. Quando nos libertamos, montamos o GAV (Grupo de Amor à Vida), em Sao Caetano, depois o Pro-Av", contou Silvio. A Pro-Av e o GAV sao entidades filantrópicas, cujo telefone é 4238-4929.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;