D+ Titulo
Amigos podem ajudar bastante
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
28/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Mesmo com o controle rígido da taxa de glicemia no sangue, às vezes, rola uma crise chamada hipoglicemia, que é quando o açúcar cai demais. O diabético fica pálido, tem tremedeira, transpira muito, sente sonolência e pode até desmaiar, entre outros sintomas. Nessas horas, os amigos e quem estiver por perto precisam saber o que fazer. "Explico o que sei para minhas amigas, caso aconteça algo", conta Isabelle. O mesmo ocorre com o irmão de Matheus, Lucas, 9, que também sabe agir. Ele ajuda a controlar a sua rotina alimentar,

A primeira providência nesses casos é fazer o teste de glicemia. Se tiver abaixo de 70 mg/dl, é preciso ingerir água com açúcar ou algum doce. Para o especialista Márcio Krakauer, é essencial que os amigos saibam o que fazer, porque pode significar caso de vida ou morte. "Tento sempre conversar com os amigos dos meus pacientes pelo Facebook para tirar todas as dúvidas. Eles recebem bem."

Isabelle não passou por isso na escola. A menina diz também que nunca sofreu bullying ou preconceito por causa da doença. "Meus amigos só não entendem muito quando fico mal humorada porque a taxa está elevada. É só isso", diz a menina, cuja glicemia muda muito por causa, principalmente, da TPM.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;