Nacional Titulo
Bombeiros ainda nao conseguiram combater fogo na Serra da Canastra
Do Diário do Grande ABC
19/08/2000 | 15:04
Compartilhar notícia


Os bombeiros ainda nao conseguiram debelar o incêndio que está destruindo parte da vegetaçao do Parque Nacional da Serra da Canastra, a cerca de 370 quilômetros de Belo Horizonte, na regiao do Alto Sao Francisco. O fogo já consumiu cerca de cinco mil dos 71.525 hectares de vegetaçao do parque, administrado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A previsao dos bombeiros é que o incêndio queime mais 800 hectares até ser combatido, na madrugada deste sábado, quando a umidade do ar facilitará o trabalho dos bombeiros.

Este é o segundo incêndio no local este ano. O anterior consumiu cerca de três mil hectares de vegetaçao. A maior preocupaçao dos bombeiros é impedir que o fogo atinja as matas ciliares das nascentes do rio Sao Francisco localizadas no parque. Alguns afluentes dessas nascentes já foram atingidos. O incêndio começou nesta sexta, mas somente à tarde os bombeiros da brigada voluntária localizaram o foco e se dirigiram para o local. As chamas estao sendo combatidas por 45 bombeiros e também por técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O acesso para se chegar ao local do fogo está dificultando o trabalho dos bombeiros. O capitao Mateus Queiroz Correia, comandante do Destacamento de Bombeiros dos municípios de Sacramento, Sao Roque e Delfinópolis, afirmou que ``o local do incêndio é uma pirambeira'. Um helicóptero da Polícia Militar foi enviado para o local para auxiliar o trabalho dos bombeiros.

As chamas estao sendo combatidas com abafadores e também com a construçao de um aceiro em volta da regiao que está queimando. ``Nao adianta muito jogar água, pois o fogo pula para outro lado', explicou o capitao. A chuva é outra esperança dos bombeiros para debelar o incêndio. De acordo com o capitao Mateus, as previsoes meteorológicas indicam a possibilidade de uma chuva na regiao. Na noite desta sexta choveu um pouco, mas nao foi suficiente para conter o incêndio.

O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 72 e abriga uma das maiores reservas de animais do país, superando inclusive o números de espécies encontradas na regiao do Pantanal matogrossense. Sao 200 espécies de mamíferos, 800 de pássaros e mais de três mil plantas. Entre os animais do parque estao espécies em extinçao como o tamanduá bandeira, o veado campineiro e o lobo guará.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;