Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que precisamos usar o fio dental?

Item compõe a higiene bucal e é utilizado para remover os resíduos nas áreas entre os dentes

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
21/11/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Ele é o ‘fiozinho’ mais importante de todo banheiro. O fio dental é um item utilizado na higiene bucal diariamente e precisa ser usado para remover os resíduos que ficam parados nas áreas entre todos os dentes. 

Ele é importante para a saúde bucal, pois alcança regiões onde a escova de dente não consegue chegar, que são regiões no meio dos dentes e perto das gengivas.

Sem dúvidas, o seu uso correto é de extrema importância, já que remove as sujeiras dessas áreas mais difíceis de serem acessadas pela escova.

É possível dizer que a higiene bucal fica completa depois de sua utilização. E escolher em não usar o fio em uma ou outra sessão de higiene acaba fazendo com que fique maior o acúmulo de resíduos.

Outro grande benefício desse item é que ele ajuda a boca a ficar mais saudável, sem excesso de alimentos, ou bactérias, que podem causar cáries ou outras doenças.

O ideal é que o produto seja utilizado em toda escovação, no mínimo três vezes ao dia. 

Para fazer uma ótima escovação, é necessário cortar o fio em, mais ou menos, 40 centímetros, enrolar nos dedos indicadores e passar ‘abraçando’ os dentes. O ideal é passar o fio a cada dois dentes, duas vezes. Então, ‘abraça’ o dente uma vez e, depois, pega uma parte limpa do fio e passa novamente, até ficar limpo.

É necessário que em todas as passagens o fio dental chegue até a gengiva, mas sem que seja com muita força, para não machucá-la. Lembrando ainda que o fio dental é uma opção de uso fácil, barata e muito eficaz, principalmente para crianças e adultos que utilizam aparelho ortodôntico. 

O QUE MAIS USAR?

Além do fio dental, que deve ser usado antes da escovação, são necessários outros itens para compor uma boa e saudável higiene bucal. 

Os especialistas recomendam que a quantidade de creme dental colocada na escova deve ser do tamanho de um grão de ervilha, e a escova deve ter cabeça pequena com cerdas macias, que alcancem os últimos dentes, lá do fundo da boca. 

Para os enxaguantes bucais, é necessário escolher os que não possuem álcool em sua base, para serem mais saudáveis. 

Agora, é só preparar o kit de escovação e manter os dentes e a boca sempre muito limpos!

Consultoria de Willian Ortega, cirurgião-dentista especializado em ortodontia e diretor professor da Facial Academy.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;