Setecidades Titulo
Moradora adota praça abandonada
Por Leandro Calixto
Do Diário do Grande ABC
26/09/2005 | 08:10
Compartilhar notícia


Ela não sabe explicar direito as razões que a levaram fazer isso. Mas há quase dois meses, sem a ajuda do poder público ou da iniciativa privada, a dona-de-casa Deise Rodrigues dos Santos, 37 anos, começou a desenvolver um projeto social com a participação de aproximadamente 30 adolescentes do bairro Vila Lucinda, em Santo André. "Talvez esteja engajada neste projeto por me sentir uma moleca como eles", conta Deise, aos risos. O palco para tantas atividades é a modesta praça Walter Hélio Barbosa. Na área de lazer, os moradores do bairro têm aulas de dança, teatro e praticam esportes como futebol, vôlei e skate.

Os primeiros resultados já estão começando a aparecer, segundo a idealizadora do projeto, que conta ainda com a ajuda de alguns voluntários. "Agora os jovens têm perspectiva de vida. A praça era um lixo e estava abandonada. Já presenciei menina de 12 anos fazendo sexo em cima do banco. Por isso, estamos conscientizando essa garotada a exercer sua cidadania, a lutar pelos direitos para a gente ter um país mais justo e democrático", explica Deise.

Deise tem dois filhos pequenos, mas sua casa virou referência para os jovens do bairro. "Eles vêm aqui escutar música. Se sentem bem aqui em casa", diz orgulhosa.

Os próprios garotos ajudam a tia Deise, como é conhecida no bairro, a limpar e fazer a manutenção da praça. A intenção é manter a área toda em ordem para que as atividades continuem sendo desenvolvidas.

O sonho de todos garotos envolvidos no projeto é que a Prefeitura melhore a qualidade do local, com a instalação de bancos e a construção de uma quadra poliesportiva na praça. A precária iluminação também é motivo de reclamação. Apenas uma torre, com duas lâmpadas apagadas, está funcionando.

Engajamento – "Tem dias que a gente fica aqui até meia-noite ensaiando e jogando bola. Antes, isso não existia. A praça era alvo de furto e roubo", diz Belchior Ramos de Oliveira, 15 anos, um dos adolescentes mais engajados no projeto.

A professora de dança Alexandra Rodrigues, 20 anos, diz que todos os alunos estão envolvidos no projeto. "É gratificante vê-los se superando a cada dia. Muitos talentos irão desabrochar por aqui", prevê a professora, que ensina os garotos a dançar axé, funk e samba.

A Prefeitura de Santo André informou que pretende publicar nesta semana edital convidando empresas para adotarem as praças da cidade. Já existe uma lei municipal que permite parcerias mais amplas entre administração pública e empresas privadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;