Internacional Titulo
Paris celebra 60º aniversário da libertação nazista
Da AFP
25/08/2004 | 08:46
Compartilhar notícia


Uma cerimônia solene diante do túmulo do marechal Philippe Leclerc, no museu dos Inválidos de Paris, deu início nesta quarta-feira às celebrações do 60º aniversário da liberatação da capital francesa do domínio nazista.

Desfiles militares, homenagens, atos oficiais, bailes e festas acontecerão ao longo do dia em Paris.

No início da manhã, a bandeira francesa foi hasteada no topo da Torre Eiffel pelos bombeiros de Paris, assim como aconteceu no dia 25 de agosto de 1944, quando os tanques aliados entraram na capital e expulsaram o exército alemão.

Duas colunas militares percorrerão as ruas da cidade para lembrar as tropas francesas e aliadas que chegaram ao centro de Paris há 60 anos.

De 19 a 25 de agosto de 1944, Paris, ocupada há quatro anos, se rebelou contra o domínio alemão. Greves, combates nas ruas e barricadas foram usados para combater os nazistas em uma semana histórica.

Mais de cinco mil pessoas morreram nesta batalha na capital francesa, incluindo mil soldados da resistência, 600 civis e mais de 3.000 soldados alemães.

O presidente francês Jacques Chirac e o prefeito de Paris, o socialista Bertrand Delanoe, presidirão uma cerimônia oficial na tarde de quarta-feira diante da sede da prefeitura, onde o general Charles de Gaulle pronunciou o célebre discurso que marcou a libertação de Paris.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;