Cultura & Lazer Titulo
Fred Rovella anima neste domingo a Festa Italiana
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
03/08/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Neste domingo, no segundo dia da 16ª edição da Festa Italiana de São Caetano, o evento recebe um de seus convidados mais assíduos, o cantor Fred Rovella. Aos 60 anos ele é presença obrigatória em qualquer festa do gênero que se preze, de Norte a Sul do País, literalmente.

Basta uma olhadinha na agenda do artista para ver que não é força de expressão. Do Costão do Santinho (SC) a Rio Quente (GO), a família Rovella capricha na Funiculi, Funiculá, talvez a tarantela mais tocada de todos os tempos.

A canção tem para ele significado especial. Com ela Rovella obteve projeção nacional em 1974. Antes, lembra com orgulho de ter sido campeão do show de calouros de Silvio Santos.

Há pouco mais de um ano, o ‘homem do baú' lhe deu outro empurrão. Convidado a participar do concurso Rei Majestade, Rovella ganhou o primeiro lugar por meio da votação do público. "Isso é relevante", frisa, dando mostras que prefere falar do presente ao passado.

E após décadas ele não estaria enjoado de entoar a tal Funiculi, Funiculá? "De forma alguma. O pior é que quando eu esqueço o povo me obriga a cantar. Mas ela tem uma combinação harmônica tão perfeita que, se tocada na hora certa, deixa todo mundo feliz", afirma.

Rovella conta que o título da música se refere a um trem funicular, daqueles usados para transporte em terrenos muito íngremes. E o tal vagão existiu? "Sabe que nunca tinham me perguntado isso. Pensando bem, ela é cantada em dialeto napolitano e, em determinado momento, há uma metáfora que diz que de lá pode se ver a França próxima da Espanha. Só pode ser em Nápoles", diz, pensativo.

Além das tarantelas que levantam o público, o repertório de Rovella faz um passeio pela música italiana em duas horas e meia de show.

Abrange desde os clássicos Sole Mio, Torna Surriento, Surdato Namurato, passa pela "época de ouro" com Amore Scusami, Sapore di Sale, Dio Come ti Amo, Volare, até sucessos atuais, como Con Te Partirò, Imbranato e La Forza Della Vita.

O intérprete é acompanhado da banda La Máfia Nostra e faz questão de dizer que o nome é uma brincadeira e se refere à família.

Seus filhos, Bruno e Sandro, participam dos negócios. O primeiro coreografa as bailarinas e cuida dos figurinos e o segundo é baterista e agenda as centenas de formaturas animadas pelo grupo.

Gastronomia - A mais tradicional festa gastronômica da região ocorre em todos os fins de semana deste mês na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no bairro Fundação. No local há vinte barracas que servem pratos de diferentes regiões da Itália. Os preços variam entre R$ 2 e R$ 17. As bebidas são tabeladas. A renda é revertida para as entidades assistenciais que mantêm as barracas. A Festa Italiana acontece aos sábados das 18h à 0h e aos domingos das 18h às 23h. A entrada é franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;