Memória Titulo Memória
A italianidade dos Quaglia, Raghianti, Savordelli, Tosi...

Alfredo Sabatini foi escrevendo todos os nomes que lembrou, mais ou menos em ordem alfabética, recorrendo à memória e, provavelmente, à lista telefônica. Uma abelinha com Fulvio Bechelli, que descobriu a papelada. Memória vai divulgando, na esperança de que novos nomes apareçam e/ou que sejam corrigidos. Hoje, na II Semana São Bernardo 2021, as famílias Q, R, S e T...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/09/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


ENSAIO HISTÓRICO – VI

Pesquisa: Alfredo Sabatini (em memória)

Divulgação: Fulvio Bechelli

Q

Quaglia, Quaglio e Quentini.

R

Raghianti, Ransini, Ravanelo, Recchi, Rigatto, Rigo (padre), Rigobelo, Rinaldi, Riotto, Riguetti, Rissatte, Ritucci, Rizardi, Rocco, Romagnolo, Romano, Romoli, Ronchetti, Roquetti, Rosa, Rosselini, Rossetti, Rossi, Rovai, Rubino, Rusig e Russo.

S

Sabadin, Sabatini, Saburi, Sacilotti (o), Saia, Salvador, Savoia, Savordelli, Scatolin, Scarani, Scarpelli, Scopel, Secoli, Seraglia, Setti, Simionato, Simonato, Sodani, Soncini, Soprano, Sparvoli, Spessotto, Sposaro, Stiaveli, Stangorlini, Stefani (padre), Stefanini, Stocco, Storti e Suster.

T

Tamagnini, Tanelli, Tanquela, Tarla, Tartaro, Tavela, Trabaquini, Traldi, Tesolin, Trebi, Trentini, Todesco, Tognato, Toler, Tolotti, Tomaseli, Tomé, Tondi, Toneto, Toninato e Tosi. 

UMA HISTÓRIA

Alguns anos atrás, Myrths Setti Braga, saudosa colaboradora desta página Memória, a eterna dama de São Bernardo, foi ao Parque do Carmo, em São Paulo. Uma grande exposição seria inaugurada. Muita gente. Carros em profusão na entrada. Dona Myrths não teve dúvidas:

– Sou a avó do governador...

E teve livre acesso. Já no interior do parque, encontrou-se com o governador Geraldo Alckmin.

– Eu fiz me passar por sua avó, governador.

Um grande abraço selou o encontro.

Toda feliz, dona Myrths comprou vários vasos com mudas de cerejeiras. Plantou no quintal da sua casa, colaborando com o verde do Centro de São Bernardo. As cerejeiras estão lindas, atraem pássaros e hoje ajudam a ilustrar esta série sobre as famílias de São Bernardo.

Diário há meio século

Quinta-feira, 2 de setembro de 1971 – ano 13, edição 1629

Comércio – Foi lançada ontem (1º de setembro de 1971) a pedra fundamental da nova loja Mesbla, em Santo André, na Praça do Carmo. Objetivo: construir a loja em 81 dias e seis horas.

Gente – Uma entrevista com Joaquim Antunes dos Santos, fundador da Acisa (Associação Comercial e Industrial de 

Santo André).

Futebol – O goleiro Odarci, do Santo André FC, deixou o quadro de futebol e assumiu as funções de treinador da equipe. Substitui a Roberto Bonora, que passa a dirigir o quadro amador.

Em 2 de setembro de...

1901 – Anúncio para a Festa da Penha: oficina da Avenida Rangel Pestana, 244, tem à venda bonitas charretes, e meia charretes, o que há de mais moderno e de luxo, e há também bonitas aranhas, modernas e bem construídas a preços muito razoáveis.

1916 – Nascimento do médico Radamés Nardini. Sua grande obra, em Mauá, leva o seu nome: Hospital Nardini.

1921 – Paris, 2. Os delegados do Brasil nas negociações para a entrega à França dos navios ex-alemães arrendados vão, no dia 7 de setembro, 99º aniversário da independência brasileira, ao Arco do Triunfo, depor uma coroa de flores sobre o túmulo do soldado desconhecido.

Fonte: Estadão Acervo

1951 – Inicia-se o returno da Segunda Divisão de Profissionais. As equipes da região estavam na Zona Sul e foram estes os resultados: em Santo André, Corinthians 5, Palestra de São Bernardo 0; em São Bernardo, EC São Bernardo 2, Valinhense 1; em Mogi das Cruzes, União 4, São Caetano EC 3.

O Aramaçan, de Santo André, disputava a Segunda Divisão do Campeonato Paulista de Atletismo. Em provas realizadas em Sorocaba, classifica-se em segundo lugar, atrás do Saldanha da Gama e à frente do Corinthians Paulista, Scarpa, Palmeiras, Ipiranga, Nitro Química e Clube Esportivo da Penha.

1956 – Pelo Campeonato Paulista, São Bento (de São Caetano) 4, Guarani (de Campinas) 0, no Estádio Anacleto Campanella, gols de Dema e Zé Carlos (três).

Formou o Alviceleste com Aldo, Elpidio e Savério; Maurinho, Rubens de Almeida e Diogo; Vicente, Zé Carlos, Tantos, Dema e Varca.

Com essa vitória, o São Bento assegurava sua classificação entre os dez primeiros do campeonato, só atrás dos chamados grandes do futebol paulista.

1961 – O Congresso Nacional aprova a instituição do regime parlamentarista no Brasil.

1987 – Diário do Grande ABC lança esta página Memória, 34 anos de publicação ininterrupta.

Antecedendo a página, o Diário lançou a coluna Memória em 1985, em seus suplementos dominicais.

Mais antiga, ainda, foi a série de memórias ‘A história dos bairros’, que o Diário publicou entre 1976 e 1979, sempre aos domingos.

1991 – Firestone doa as poltronas para o novo Cine-Teatro Carlos Gomes, agora próprio municipal.

Hoje

Dia do Repórter Fotográfico n Dia do Florista

Santos do Dia

Ingrid. Bem-aventurada: viveu no século XIII

Dorotéia. Nasceu em Cesareia da Capadócia e viveu durante o século III. n Elpídio. 

Municípios Brasileiros

Hoje é o aniversário de Presidente Venceslau. Criado em 2 de setembro de 1926, quando se separa de Presidente Prudente.

Pelo Brasil: Blumenau (Santa Catarina); Ladário (Mato Grosso do Sul); e Leopoldo de Bulhões e Mara Rosa (Goiás).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;