Esportes Titulo Skate
Pista do Ana Brandão vai ser revitalizada antes da demolição

Atual dará lugar a piscinão; Prefeitura, porém, prevê nova e moderna estrutura sobre o reservatório

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
17/08/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/ DGABC


Depois do anúncio da construção do moderno centro de alto rendimento de skate, no Parque Sérgio Cyrino, no Valparaíso, a Prefeitura de Santo André admitiu que a pista do Parque da Juventude (Ana Brandão) será demolida em futuro próximo para a construção de piscinão, mas nova estrutura para os skatistas vai ser erguida após o reservatório estar pronto e coberto. Até que as obras comecem, no entanto, os próprios esportistas poderão contar com espaço, que será revitalizado nas próximas semanas. Ao menos foi o que ficou decidido em encontro entre representantes da administração municipal e da comunidade do esporte, ontem, no próprio local.

“A gente tem problema histórico de enchente na Vila América. O poder público é acusado de não resolver isso há décadas. O piscinão que fizemos (próximo à Rua Erato) resolveu pouco. Então o piscinão no Parque da Juventude é uma necessidade, por avaliação técnica. Não existe outro espaço aberto de propriedade municipal na beira do Córrego Guarará que permita. Não adianta fazer nos fundos, tem que ser paralelo à avenida, por questão do escoamento da água”, explicou o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Vitor Mazzeti. “Vamos estar lá (Parque da Juventude) na quarta-feira (amanhã) de manhã para fazer vistoria e definir o que vai ser feito, como e por quanto tempo. Em duas três semanas deveremos fazer essa manutenção, que é reivindicação deles e terá participação deles”, emendou.

Há alguns meses, a Prefeitura já havia anunciado essa revitalização da pista de skate do Parque da Juventude. “Tem demanda legítima da comunidade de lá por essa melhoria”, afirmou o secretário.

Em razão das questões burocráticas envolvendo licitação e contratação, as obras do piscinão só deverão começar em nove meses. Até lá, os skatistas poderão aproveitar a reformada pista, que recebe praticantes inclusive de outras cidades. Depois, porém, durante aproximadamente 25 meses, o local será demolido para dar lugar ao reservatório, mas a nova pista também terá participação da comunidade, que formou comissão para acompanhar e fazer sugestões. “ Vamos chegar, escavar tudo, abrir o piscinão e fechar com grande laje, como no Paço de São Bernardo. E o parque continuará em cima do piscinão. A gente quer fazer o melhor para atendê-los. E a que vai ser construída não pode ser inferior à atual”, disse.

Criado na pista do Ana Brandão, Giovanni Vianna, que representou o Brasil na Olimpíada de Tóquio, falou sobre a obra. “É pista que todo mundo conhece, famosa até no Brasil, porque muitos profissionais já andaram, recebeu muitos eventos, e é muito importante para mim e para todos que andamos de skate. É uma segunda casa para nós. Se forem fazer, espero que façam direito e respeitando a história. É pista que tira muito moleque da vida errada. Skate salva vidas e o Ana Brandão já salvou muitas.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;