Memória Titulo
São Caetano restaura o passado

E as fotos não identificadas? São muitas, em todos os centros de memória e mesmo nas nossas casas

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Este álbum de fotos:
Também as traças se nutrem
De velhas lembranças"
Edson Kenji Iura, pensador paulistano nascido em 1962 e colaborador da imprensa nipo-brasileira.

* * *
E as fotos não identificadas? São muitas, em todos os centros de memória e mesmo nas nossas casas. O que fazer? São Caetano encontrou sua solução: o fotógrafo Augusto Coelho, da Fundação Pró-Memória, selecionou 90 imagens. A equipe de digitação fez o tratamento de cada uma. E o resultado virou exposição no Parque Chico Mendes.

A ideia e esperança é de que as pessoas ajudem na identificação dos cenários, épocas e personagens retratados em preto e branco, verdadeira interação. Se uma das imagens for devidamente identificada, ótimo. Sempre será uma informação nova neste quebra-cabeça também chamado de construção da memória ou da identidade.

Nos juntamos aos esforços da equipe do historiador Clovis Esteves, presidente da Fundação Pró-Memória, e publicamos as primeiras imagens. Quem puder ajudar, é só entrar em contato. A memória agradecerá sempre.

FOTÓGRAFOS
Uma boa pista para elucidar o quebra-cabeça é recorrer aos fotógrafos oficiais de São Caetano, aqueles profissionais que fizeram carreira no Poder Público. Os repórteres fotográficos Jorge Agata (Jorginho) e José Honório (Zezinho) são responsáveis por alguns milhares de flagrantes fotográficos da cidade. O olhar de cada um para essas imagens poderá trazer belas e preciosas leituras.

Exposição Restaurando o Passado. De terça-feira a domingo, das 9h às 18h, no salão de exposições do Espaço Verde Chico Mendes. Endereço: Rua Fernando Simonsen, 566. bairro Cerâmica, São Caetano. Informações: 4223-4780; centrodigital@fpm.org.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 21 de setembro de 1979

Manchete - Figueiredo (presidente da República) promete ampliar recursos para os municípios

Santo André - Trator da Prefeitura a serviço particular na Vila Helena.

Mauá - Barro prejudica feira livre no Parque das Américas.

Flores - Santo André, São Bernardo, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra já prepararam tudo para comemorar a entrada da Primavera, hoje, com distribuição de mudas de árvores à população, festivais, acampamentos e aulas educacionais. Apenas São Caetano e Diadema não têm nada programado neste sentido.

Música - Fátima Guedes, uma estreante de talento.

Polícia - Motorista foge: morte e feridos na saída da escola em Ribeirão Pires.

EM 21 DE SETEMBRO DE...
1939 - Advogado Armando Ferreira da Rosa nomeado prefeito de Santo André.

1949 - Proclamada a República Popular da China. Começa a chamada Era de Mao, em alusão a Mao Tse-Tung (ou Mao Zedong), um dos mais proeminentes teóricos do comunismo no século 20.

1974 - Inaugurado o Parque Guarapiranga, em São Paulo.

HOJE
Dia da Árvore, Dia do Rádio e do Radialista, Dia do Fazendeiro, Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência, Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Internacional da Paz das Nações Unidas, Dia Mundial do Fair Play (instituído pela Fifa em 1997). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;