Tecnologia Titulo
O que podemos aprender com o caso Pegasus?
Por Da Redação
Do 33Giga
03/08/2021 | 12:18
Compartilhar notícia


*Por Eduardo Tardelli, que fala sobre o caso Pegasus

Nos últimos dias, fomos impactados por notícias sobre o que promete ser o escândalo de espionagem da década. O caso Pegasus aponta que 50 mil pessoas foram possíveis alvos de espionagem pelos clientes de uma empresa israelense desde 2016, de acordo com informações obtidas pela Anistia Internacional e pela Forbidden Stories.

Leia mais:
Veja dicas para tirar lindas fotos dentro de casa
Conheça a trajetória e as promessas da fotografia digital
5 apps de edição de fotos queridinhos dos influenciadores

Compartilhada com um consórcio de 17 veículos de imprensa, a história chamou atenção por se tratar de um spyware capaz se infiltrar em smartphones extraindo dados pessoais e controlando secretamente microfones e câmeras do aparelho. Tudo isso a partir do clique zero – basicamente não há como o usuário impedir que o malware invada o celular.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

E ninguém está seguro de ter seus dados roubados. De acordo com o jornal Le Monde, o presidente francês Emmanuel Macron foi um dos um dos alvos do Pegasus, assim como o rei do Marrocos, o primeiro-ministro do Paquistão e mais 180 jornalistas do mundo todo.

Talvez nunca saibamos quem realmente foi espionado pelo Pegasus. Afinal a empresa israelense afirmou não divulgar o nome dos seus clientes, mas é de conhecimento de todos que há o apoio do governo de Israel

No caso Pegasus, a empresa alega vender sua tecnologia apenas para governos aprovados por Israel. A intenção é acabar com o terrorismo e outros tipos de redes criminosas.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para  e suas questões podem ser respondidas

Caso Pegasus e LGPD

A situação só deixa em evidência o quanto a proteção de dados e o direito à privacidade desses dados é algo frágil ao redor do globo. No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor desde 2020, no entanto, a partir de 1º de agosto deste ano, empresas privadas e órgãos públicos que não garantirem a proteção dos dados que possuem, serão punidas.

Segundo a PSafe, empresa de cyber segurança, 4,6 bilhões de dados foram vazados apenas em 2021. A estimativa é que até o final do ano o número ultrapasse os 10 bilhões. As consequências do vazamento de dados e o uso indevido destes são completamente imprevisíveis.

Empresas de big data enfrentam um grande desafio para garantir segurança de dados e estarem em sinergia com a LGPD. O caminho é sempre garantir que o uso dos dados será inofensivo e seguro.

O futuro do uso de informações ainda é incerto. Isso permite insegurança de consumidores, com toda razão.

Há um grande paradoxo que envolve o assunto: o fornecimento de dados personaliza toda nossa experiência de compra, consumo de entretenimento e facilita nossa interação com conteúdos compatíveis com a nossa realidade. Mas essa facilidade não vem de graça.

Tudo isso é feito para que fiquemos cada vez mais conectados e, com o nosso consentimento, todos esses dados fornecidos têm um caminho ainda incerto, sem a garantia de que serão usados com ética ou até mesmo se haverá punição caso sejamos violados.

*Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;