Internacional Titulo
Estudo: sentar com a coluna ereta pode provocar dor crônica
Da AFP
27/11/2006 | 17:31
Compartilhar notícia


Sentar-se com a coluna ereta pode provocar dor crônica nas costas, alertam cientistas em um trabalho publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos, recomendando a adoção de uma posição inclinada para trás, mais natural, que exerça menos tensão na coluna vertebral.

"Um ângulo de 135 graus do busto em relação às coxas mostrou ser a melhor posição sentada, biomecanicamente, em comparação com uma postura de 90 graus, ou seja, com o peito ereto, geralmente considerada normal", explicou o doutor Waseem Amir Bashir, principal autor deste estudo, apresentado na última conferência anual da Associação Americana de Radiologia (RSNA, na sigla em inglês), celebrada em Chicago (Illinois, norte).

Usando um novo sistema de imagens por ressonância magnética, estes médicos mostraram que a posição sentada com o busto ereto exerce uma pressão anormal na coluna e nos ligamentos, que a longo prazo pode provocar lombalgias crônicas e deformações.

Até agora, os scanners tradicionais só podiam captar imagens de pessoas deitadas, o que poderia ocultar a causa da dor nas costas, normalmente causada por alguns movimentos ou posições prolongadas.

"Nosso corpo não foi feito para se manter sentado durante longas horas, mas a vida moderna obriga a grande maioria da população mundial a trabalhar em posição sentada", destacou o doutor Bashir, do serviço de radiologia e diagnóstico do hospital universitário de Alberta, no Canadá.

Este estudo foi feito no hospital Woodend de Aberdeen, na Escócia, com 22 voluntários que nunca tiveram problemas de dores nas costas.

A dor nas costas é a principal causa de incapacidade nos Estados Unidos e de faltas no trabalho, segundo o Instituto Nacional de Desordens Neurológicas e Cerebrais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;