Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 17 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Grupo de Greta Thunberg procura comissão que trata da poluição do polo petroquímico

André Henriques/ DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Vereadores comemoram ampliação do debate com a participaçao de instituição internacional


Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC

29/06/2021 | 00:57


O grupo Juventude Pelo Clima, cujo uma das lideranças é a sueca Greta Thunberg, 18 anos, ativista ambiental reconhecida mundialmente, se reunirá virtualmente amanhã com vereadores que compõem a comissão que acompanha os impactos causados pela emissão de poluentes pelo Polo Petroquímico do Capuava, que fica na divisa entre Santo André, Mauá e a Capital.

O grupo deve debater questões envolvendo as emissões potencialmente tóxicas pelo parque industrial e que têm causado problemas aos moradores das redondezas do polo.

A iniciativa de se reunir com os vereadores que fazem parte da comissão que acompanha o impacto causado pelas emissões de detritos tóxicos surgiu dos próprios ativistas ambientais. “Com a participação de grupo com ramificações internacionais, que tem liderança conhecida, a Greta Thunberg, o debate sobre as emissões do polo ganha peso. E o mais interessante é que eles que nos procuraram”, declarou o parlamentar andreense Ricardo Alvarez (Psol).

Um dos líderes da comissão parlamentar, o vereador Alessandro Guedes (PT), da Capital, também declarou que a adesão do grupo ambientalista é de extrema importância ao debate. “Nosso trabalho está andando como a gente esperava. Já discutimos com a promotoria (do Meio Ambiente de Santo André) e também com o MP (Ministério Público). Agora tivemos o interesse de grupos ambientalistas internacionais, que entraram em contato com a gente e que vão colaborar com essa luta que assumimos”, afirmou.

No sábado o Diário mostrou a intenção do bloco de envolver o Estado por meio da Secretaria de Saúde na discussão. Os vereadores preparam convite formal que deverá ser enviado para a pasta. A intenção é chamar o Estado para o debate, já que o problema atinge população de três municípios. A comissão também convidou a Secretaria de Verde, da Capital, para tratar da situação.

Em abril, Guedes realizou audiência pública, na Câmara da Capital, para debater o problema. Médicos e ambientalistas participaram do evento.
O Diário mostrou, em 14 de abril, que a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) multou duas empresas do polo por operações indevidas que causaram a emissão de poluentes. A punição chegou a R$ 870 mil.

O Cofip (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC), por meio de nota, declarou que tem todo o interesse de esclarecer a situação. “Desde outubro do ano passado estamos em contato com as 16 empresas e com os órgãos reguladores responsáveis e atuando em todas as frentes possíveis com transparência para resolver o problema.” 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;