Economia Titulo
Projetos reduzem custo da obra em 20%
Marcelo de Paula
Especial para o Diário
29/08/2007 | 07:12
Compartilhar notícia


Para economizar até 20% numa obra é importante fazer um projeto de reforma ou construção. Quem dá a dica é a arquiteta Marli Alves Garcia, 50 anos, da empresa Tendências Arquitetura e Design, de São Caetano.

“O projeto é o primeiro passo, pois só assim dá para saber onde vamos mexer. Caso contrário, quebramos o que não precisa ser quebrado e isso aumenta o custo da obra”, afirma a arquiteta.

Outra dica é comprar os materiais de acabamento em ponta-de-estoque, onde é possível encontrar produtos das melhores marcas com preços menores. Aliás, não se deve jamais confundir produto de preço baixo com produto ruim. Quem pensa apenas no preço corre o risco de ter de trocar tudo num curto espaço de tempo.

“Produto muito barato pode sair caro. Pisos, por exemplo, se forem ruins podem descascar ou estarem fora de padrão, o que torna a composição ruim. Há tintas de segunda linha muito boas. Porém, há outras que são aguadas e por essa razão não têm cobertura exigindo várias demãos para se alcançar o ideal, resultando num gasto igualmente alto, mas sem a qualidade que se desejava”.

Por fim, a arquiteta aconselha a tomar cuidado com o profissional que está tocando a obra. “Sempre é aconselhável comprar 10% a mais de pisos, pois um ou outro acaba quebrando. No entanto, há pedreiros que perdem até 30% a mais que o normal porque não fazem a devida programação de como colocar o material”.

Mas como saber se o produto é bom ou ruim, se o preço é ou não adequado e como controlar quem vai tocar a construção ou reforma? Dependendo do tamanho e tipo de obra, vale a pena contratar um administrador, pois ele sabe em quais pontas-de-estoque comprar, conhece os produtos e está acostumado a lidar com os trabalhadores da área. “Quem conhece a qualidade é quem trabalha no ramo”, afirma Marli.

“Tudo sai muito caro se tiver de ser feito duas vezes ou se necessitar de remendos. Com um bom planejamento, é possível economizar até 20% numa reforma ou construção. Sem isso, o projeto pode sair 20% mais caro”, conclui Marli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;