Economia Titulo
INSS alerta contra intermediários
Por Das Agências
27/12/2007 | 07:16
Compartilhar notícia


Recentes prisões de pessoas que agem de má-fé contra contribuintes do INSS demonstram que é preciso que a população esteja mais atenta à ação de quem promete conseguir apressar andamento de processos ou liberar pagamentos atrasados.

A ocorrência mais recente foi na cidade de Jundiaí, no Interior de São Paulo, quando um vendedor foi preso, acusado de receber indevidamente honorários de pessoas que queriam se aposentar, mas não preenchiam os requisitos mínimos para o benefício.

Para que o trabalhador não corra riscos, a Previdência Social recomenda que o próprio interessado procure o INSS, o que evita que enfrente situações como a de ficar sem seus documentos ou até mesmo ser envolvido em fraudes.

Além disso, o órgão não se responsabiliza por documentos deixados com terceiros nem autoriza seus funcionários a procurar aposentados em suas casas para aumentar valor de benefícios, regularizar débitos, nem para retirar documentos, dinheiro, cheque ou cartão de crédito.

A exceção é para os aposentados e pensionistas que realizaram o Censo por meio de representantes legais. Os servidores do INSS visitam a casa do beneficiário apenas para checar os documentos, que são devolvidos na hora.

Canais remotos - A ampliação dos serviços oferecidos por meio de canais remotos, como a internet (www.previdencia.gov.br) e o telefone 135, facilita o acesso aos serviços. Por esses canais, pode-se agendar atendimento para pedir aposentadorias, pensões e auxílios e marcar dia e hora para a perícia médica inicial, para pedir a prorrogação do auxílio-doença ou solicitar a reconsideração do resultado da perícia médica.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;