Setecidades Titulo Ensino superior
Prearo toma posse de reitoria da USCS

Docente afirmou que foco será em pesquisa e ciência; universidade tem cerca de 8.500 alunos

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
05/03/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


O professor Leandro Prearo foi empossado oficialmente como reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), ontem, em cerimônia restrita por causa da Covid-19 no campus Centro. Prearo, que fica no cargo até 2025, afirmou que o foco será no desenvolvimento da pesquisa, ciência e conhecimento. A instituição possui cerca de 8.500 alunos em quatro campi, incluindo o colégio universitário.

Participaram da posse o prefeito Tite Campanella (Cidadania), o diretor superintendente do Diário e ex-reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi, o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) e o presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (PSDB).

“São vários desafios neste momento tão complexo para todos nós. O primeiro foi a adoção de métodos de ensino híbrido, com a educação a distância, o que a pandemia só acelerou. Em uma semana tivemos que colocar no ar toda a plataforma on-line. E isso veio para ficar. O grande desafio é modular e utilizar isso no pós-pandemia”, disse o reitor.

“O segundo grande desafio é continuar o crescimento da USCS em relação à pesquisa e à ciência. A instituição cresceu muito em 2020 com as vacinas (a universidade foi centro de testagem da Coronavac e da vacina da Janssen), os testes e as políticas relacionadas à Covid. O desafio é consolidar a USCS no cenário nacional como uma universidade que produz ciência e conhecimento”, prometeu Prearo.

O reitor ocupa a cadeira, que antes era do professor Marcos Bassi. “É como uma criança que a gente cuida e precisa passar para outra pessoa. Essa alternância no poder é positiva, porque precisa ter sempre uma renovação”, afirmou Bassi, que ficou no cargo entre os anos de 2017 e 2020. “Isso dá um refresco para a instituição e a fortalece no ponto de vista institucional”, disse.

“A USCS é a joia da coroa de São Caetano”, disse Tite. “Por ser uma filha tão querida, quem toma conta dela é muito importante. Foi uma escolha muito debatida, que teve a participação de professores e alunos, e ficamos muito felizes em entregar a continuidade da USCS na mão do Leandro.”

“Em um momento tão difícil, celebrar a posse de um reitor de uma universidade como a USCS, é um dia para se comemorar e valorizar os profissionais da educação e a ciência”, afirmou Thiago Auricchio.

Prearo possui graduação em matemática com ênfase em informática e é mestre e doutor em administração (métodos quantitativos) pela USP (Universidade de São Paulo). É autor de três livros e mais de 50 artigos científicos em publicações nacionais e internacionais. 

Na USCS, Prearo foi professor de diversos cursos de graduação, como administração, economia, comércio exterior, publicidade propaganda, enfermagem, entre outros. Atualmente integra o corpo docente do programa de mestrado em educação e do mestrado e doutorado em administração.

Na Universidade desde 2003, também teve atuação destacada no Inpes (Instituto de Pesquisa da USCS), do qual se tornou diretor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;