Setecidades Titulo
Prefeitura de S.Bernardo duplica estrada dos Alvarenga
Por Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
14/09/2003 | 19:10
Compartilhar notícia


O trecho da estrada dos Alvarenga que corta São Bernardo passará por intervenções a partir desta segunda-feira, com duplicação de 1,4 km da pista – entre o bairro Assunção e o Jardim das Orquídeas –, recapeamento e nova pavimentação em outros trechos da via. As obras têm custo estimado em R$ 3 milhões e devem ser finalizadas em um ano.

De acordo com o secretário de Obras de São Bernardo, Otávio Manente, as condições precárias de diversos trechos da estrada e o grande tráfego em razão da quantidade de pessoas que moram na região do Alvarenga levaram à reforma da via. A estrada também receberá obras como a execução de galerias de águas pluviais, guias e sarjetas.

O fato de não ser duplicada entre o bairro Assunção e o Jardim das Orquídeas causa congestionamentos e uma viagem chega a demorar 50 minutos nesse trecho, isso fora dos horários de pico, segundo Manente. “A região do Alvarenga tem uma densidade habitacional muito grande atualmente e com a estrada ruim a viagem desses moradores fica prejudicada, principalmente no que diz respeito ao transporte coletivo. Nesse trecho, a população é de cerca de 50 mil habitantes, então, muitas pessoas estão sendo prejudicadas.”

A estrada dos Alvarenga começa no bairro Assunção e cruza São Bernardo, Diadema e São Paulo, onde termina. De acordo com o secretário, o trecho melhor conservado atualmente é o de Diadema. “Em São Bernardo, o pavimento está muito ruim, em Diadema ele melhora e em São Paulo volta a ficar ruim. Agora melhorando nosso trecho faltará apenas São Paulo para que a estrada fique boa, até porque as intervenções que faremos são muito importantes para deixar a via em boas condições”, disse Manente.

A última obra de recuperação feita na estrada ocorreu entre 1995 e 1996. Depois do Jardim das Orquídeas, seguindo para Diadema, Manente acredita que ainda não haja necessidade de duplicação. “O trecho será recuperado, mas a população vai diminuindo gradativamente e já não há tanto tráfego.”

Trechos de terra da estrada serão asfaltados. Tanto os trechos novos como os que serão recapeados receberão o chamado asfalto ecológico, que foi colocado em bairros de São Bernardo em área de mananciais. Em São Bernardo, a estrada passa por bairros como Jardim Thelma, Parque Esmeralda, Jardim das Orquídeas, Las Palmas, Jardim Laura, Parque Silvaplana e Assunção. Anteontem, o prefeito William Dib esteve na estrada para assinar a ordem de serviço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;