Setecidades Titulo
Menino de 3 anos morre dormindo em escola municipal de Diadema
Por Adriana Ferraz e Angela Martins
Especial para o Diário
26/05/2006 | 07:44
Compartilhar notícia


Uma criança de 3 anos morreu enquanto dormia quinta-feira, por volta das 13h, na Escola Municipal Manuel Fiel Filho, do Jardim das Nações, em Diadema. Segundo laudo do médico legista, o menino Cícero Samuel Gonçalves Santos morreu por causa de um "refluxo de secreção". A mãe da criança, embora abalada pela morte do filho, considerou a morte um acidente. As aulas foram suspensas quinta-feira, para que os professores pudessem ir ao velório do garoto.

De acordo com relatos de funcionários, após o almoço, às 12h, as 16 crianças que freqüentam o maternal foram colocadas para dormir, como de costume. Cerca de uma hora e meia depois, o professor que cuida das crianças, identificado apenas como Volnei, teria notado que Cícero não se movia. Após verificar que o menino não respirava e tinha o redor da boca arroxeado, o professor avisou a direção, que chamou o resgate. "A ambulância chegou 10 minutos depois, mas a menino já estava morto", relatou Maria Helena Magela, chefe da divisão de educação do município.

A mãe de Cícero, Maria do Socorro Gonçalves, 26 anos, não conseguia se conformar com a morte do filho caçula. "Meu filho não tinha nenhuma doença, era uma criança forte, saudável. Sei que foi uma fatalidade, mas a dor é muito grande. Quero meu filhinho de volta", repetia Maria do Socorro, que tem mais um filho, de seis anos.

Junto com o marido e os dois filhos, Maria do Socorro veio de Valência, no Piauí, para tentar a sorte em São Paulo, em outubro passado. Com toda a família no Nordeste, os pais de Cícero decidiram que o corpo do menino será enterrado na cidade natal neste sábado, às 14h, no Cemitério Novo Oriente. O translado do corpo foi feito quinta-feira, às 12h, com o custos pagos pela Prefeitura de Diadema.

A Escola Municipal Manuel Fiel Filho atende 300 crianças, de zero a 6 anos, do maternal à pré-escola. Após as refeições, é costume que todas sejam encaminhadas para o chamado "período do soninho", em salas de aula adequadas para esta finalidade. De acordo com a direção, as turmas são formadas por 20 crianças e, em cada uma delas, há uma professora responsável.

Cuidados – Para a pediatra Marisa Laranjeira, professora da Faculdade de Medicina do ABC, a morte de Cícero talvez pudesse ter sido evitada se algumas precauções fossem tomadas. "Todo mundo sabe que não é aconselhável deitar após as refeições. Deve-se esperar, pelo menos, 30 minutos", afirma. Segundo a médica, porém, o garoto já deveria sofrer de refluxo gastroesofágico, sem que os pais soubessem. O principal sintoma da doença é quadro constante de vômitos que pode levar a inflamações no esôfago ou broncoaspiração.

A pediatra acredita que a morte de Cícero foi imediata. "Provavelmente, ele deve ter aspirado o vômito e, por causa disso, teve os brônquios e pulmões fechados", diz. Sem que pudesse chorar, o garoto não recebeu o socorro necessário. Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Diadema lamenta o falecimento e afirma estar solidária na prestação de todo o atendimento social à família.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;