Setecidades Titulo
Litoral apressa férias Big Brother
Por Gabriel Batista e Adriana Gomes
Do Diário do Grande ABC
28/12/2005 | 08:20
Compartilhar notícia


Três cidades da Baixada Santista providenciam uma virada de ano com câmeras apontadas para a orla das praias na tentativa de dar mais segurança aos turistas. Na visão dos administradores públicos, o que vale é colocar em funcionamento o maior número de lentes de monitoramento até o Réveillon. Entraram na onda do Big Brother anticrime Guarujá, Santos e, como pioneira, Praia Grande, que hoje aperfeiçoa o sistema de captação de imagens externas. O Guarujá – que previa instalar na véspera de Natal as 30 câmeras compradas – vai inaugurar nesta quarta-feira o Centro Integrado de Operações do município, onde o equipamento será controlado pela Guarda Municipal, em parceria com a polícias Militar e Civil. Cerca de dez lentes de alta tecnologia entram em operação nesta quarta-feira.

“Em decorrência do grande fluxo de comércio exterior na época de fim de ano, tivemos entraves com a importação dos aparelhos”, disse o secretário de Defesa Social, Marco Antônio de Couto Perez. Ele garante que as outras 20 câmeras estarão em ação até o dia 4. O objetivo do monitoramento é controlar 24 horas por dia o cotidiano das praias do Tombo, das Pitangueiras, de Astúrias, da Enseada, das duas entradas da cidade (a principal e a do túnel no final da estrada Piaçagüera), do centro comercial do subdistrito de Vicente de Carvalho e da entrada da balsa. Em caso de qualquer suspeita ou flagrante, a central de monitoramento chama a PM ao local do delito.

O Guarujá também apostará em 12 tótens (postes) de 2,5 m de altura com telefones para contato direto – via ondas de telefonia celular – entre cidadãos e a central para comunicação de acidentes e crimes. O rosto do informante será filmado para evitar trotes. Quatro tótens começam a funcionar nesta quarta-feira.

Praia Grande, que já tem cerca de mil câmeras espalhadas pela cidade, instala aparelhos a cada dia para atingir a meta de 1,2 mil lentes, para cobrir toda a orla da praia e pontos críticos em roubo de carros. Hoje, a moda Big Brother em Praia Grande está concentrada na parte mais populosa do orla, do Canto do Forte até Vila Mirim, e pontos comerciais. A utilização do equipamento, instalado em dezembro de 2002, “flagrou 122 crimes na cidade neste ano, nos quais mais de 200 pessoas foram detidas”, diz o subsecretário de Segurança do município, José Marques Trovão Neto.

Uma das prisões mais recentes ocorreu na manhã da última sexta-feira, quando o monitoramento flagrou cinco jovens pagando, buscando e depois consumindo cocaína. A polícia foi acionada pela central da Guarda e prendeu os cinco, indiciados por tráfico ou porte de drogas.

A primeira câmera do sistema de monitoramento de Santos foi instalada terça-feira, no Canal 4, em Embaré. O secretário municipal de Segurança da cidade, Renato Perrenoud, garantiu à reportagem que até o próximo dia 1º outros quatro equipamentos serão fixados na orla. Ao longo da temporada, devem ser instaladas 20 câmeras no total, por meio de uma parceria com o Banco do Brasil. Mas a Prefeitura quer chegar a 35 equipamentos, e para isso está tentando captar outras parcerias com a iniciativa privada.

“O sistema é muito caro. O custo dessas primeiras 20 câmeras será de aproximadamente R$ 20 milhões. Estamos colocando aqui a tecnologia mais moderna do mercado internacional, com definição de imagem perfeita”, diz Perrenaud. Ele informa ainda que a Prefeitura de Santos está com outras tratativas de parcerias “bem adiantadas” para expandir o sistema.

Ainda segundo o secretário de segurança, a cidade aguarda um contigente de 1,5 milhão de pessoas somente nas 24 horas que compreendem a virada do ano. Por isso, haverá esquema especial de trânsito na avenida de praia – do Canal 1 ao Canal 6, o fluxo será interditado nos dois sentidos para o Réveillon.

Estado – A Secretaria de Estado da Segurança Pública confirmou terça-feira que a Operação Verão – implantada desde segunda-feira – inclui reforço de 1.805 policiais militares no Litoral Paulista. O incremento da ação fica a cargo de um sistema com quatro helicópteros – dois no Litoral Sul e dois no Litoral Norte. De acordo com o tenente-coronel da PM, Vicente Perini Júnior, comandante do 20º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), que abrange todo o Litoral Norte, são esperados entre 3 e 4 milhões de turistas naquela região neste período.

“Um total de 430 policiais do reforço virão para o Litoral Norte. Serão destinados 130 para Caraguatatuba, 130 para São Sebastião e os 170 restantes serão divididos entre Ilhabela e Ubatuba. Os helicópteros vão ajudar bastante, tanto nas ações para coibir delitos quanto para eventuais resgates de banhistas ou turistas que se perdem nas matas. Para tanto, contaremos também com adicional de policiais ambientais, bombeiros e policiais rodoviários”, explica Perini Júnior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;