Esportes Titulo
Ciclismo: percurso é atrativo da prova de Paranapiacaba
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
02/08/2001 | 00:51
Compartilhar notícia


Um dos principais atrativos para os ciclistas que participam domingo do Enduro de Regularidade em Paranapiacaba, em Santo André, será o percurso. Durante a prova, eles passarão por importantes trechos da Mata Atlântica, além de conhecer alguns dos pontos históricos da Vila. Um dos mais representativos deles estará no ponto de largada: o Antigo Mercado.

Existente desde 1899, o Antigo Mercado foi um espaço construído pela extinta São Paulo Railway (hoje Rede Ferroviária Federal), na qual comerciantes, principalmente vindos de Mogi da Cruzes, vendiam produtos de primeira necessidade aos ferroviários ingleses – primeiros habitantes de Paranapiacaba. Na década de 70, o local serviu de cenário para a novela Um homem muito especial e dez anos depois foi palco para as filmagens de Doramundo, uma ficção cinematográfica nacional.

Há dez anos, o Antigo Mercado está fechado, mas mantém as características da construção inicial, nos moldes vitorianos do século IX (madeira e tijolo). “Sem dúvida, o Antigo Mercado é uma das atrações para os ciclistas na corrida. Afinal, o esporte de aventura anda lado a lado com a natureza e a história”, disse o gerente de projetos da subprefeitura de Paranapiacaba, Roberto Stanziani.

As inscrições para o Enduro de Regularidade podem ser feitas até sábado no Centro de Informações Turísticas de Paranapiacaba (rua Direita, 371, na parte baixa de Vila) ou 30 minutos antes da largada, que será à 8h30 na praça do Antigo Mercado. O preço do cadastramento é de R$ 25 por ciclista. O evento será por equipes de dois a quatro componentes. Juntos, eles terão de percorrer os 26 km somente com uma planilha, que indicará o caminho e o tempo de passar nos postos de comando.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;