Cultura & Lazer Titulo
Brasileiro 'Casa de Alice' é selecionado em mostra francesa
Da AFP
08/03/2006 | 20:53
Compartilhar notícia


O filme brasileiro ‘A Casa de Alice’, de Gustavo Pereira da Silva, está entre as seis fitas latino-americanas selecionadas para a nona edição da mostra Cinema em Construção, que será celebrada em 23 e 24 de março no âmbito do Festival Encontros de Cinema da América Latina de Toulouse, França, anunciou um comunicado conjunto dos festivais de Toulouse e San Sebastián.

Nesta nona edição, será entregue pela primeira vez um Prêmio Cinema em Construção, dotado de uma ajuda para terminar o filme premiado até a cópia em 35 mm, e favorecer sua difusão.

A edição espanhola já concede o prêmio.

A iniciativa, celebrada em conjunto pelos dois festivais, dá um apoio vital para filmes independentes ainda não terminados, cujos diretores enfrentam dificuldades financeiras, particularmente na etapa de pós-produção.

Para a nona edição, foram selecionados ainda os filmes "El baño del Papa", de Enrique Fernández e César Charlone (Uruguai), "Esas no son penas", de Anahí Hoeneisen e Daniel Andrade (Equador), "Familia Tortuga", de Rubén Imaz (México), "La Punta del Diablo", de Marcelo Paván (Argentina), e "Rabia", de Oscar Cárdenas (Chile).

Os filmes serão apresentados a produtores, distribuidores, representantes de indústrias técnicas, emissoras de televisão, festivais e outros organismos que podem contribuir para levar os projetos até o público.

Os comitês de seleção dos Festivais de Toulouse e San Sebastián escolheram estes filmes entre os 67 apresentados, procedentes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Uruguai.

Desde o seu lançamento, em 1999, a mostra Cinema em Construção permitiu que fossem concluídos filmes como "Bolivia", de Adrián Caetano, "Historias Mínimas", de Carlos Sorín, "La primera noche", de Luis Alberto Restrepo, "La espera", de Aldo Garay, "El cielito", de María Victoria Menis, "Iluminados por el fuego", de Tristán Bauer, "Sangre" de Amat Escalante, e "Cinema, Aspirinas e Urubus", do brasileiro Marcelo Gomes. Os dois últimos foram selecionados em 2005 no Festival de Cannes.

A 10ª edição da Cinema em Construção será celebrada em 26 e 27 de setembro próximo em San Sebastián.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;