Memória Titulo
Aramaçan e sua marca olímpica: uma longa história

Eliziário Firmo de Lima, o Zizá, sócio dos primeiros tempos do Aramaçan, sempre se preocupou com a marca do clube

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Eliziário Firmo de Lima, o Zizá, sócio dos primeiros tempos do Aramaçan, sempre se preocupou com a marca do clube, o seu logotipo. Foram dois, ao longo de 80 anos de história. O primeiro, idealizado por Zizá, focalizava os esportes náuticos, daí porque tinha dois remos cruzados. O segundo logotipo, o atual, idealizado por Serafim Rupolo, contempla o novo esporte do clube ainda na década de 1930, o atletismo.


Crônica do Zizá

Delta-Discóbolo
Texto: Eliziário Firmo de Lima
t O conjunto que forma o distintivo Delta-Discóbolo (do Aramaçan) deveria a rigor ter o Delta com suas três dimensões iguais e uma das pontas voltadas para o alto, conforme determinam as pirâmides. Isso não foi feito. Quebraria a harmonia do conjunto.

O desenho sofreu muitas deturpações quando impresso, por ele ser de difícil execução por parte de desenhistas amadores, principalmente os de gráficas. O atual (1991) está muito benfeito. Não conheço o autor das modificações, mas trata-se de excelente desenhista. Deu-lhe equilíbrio sem fugir às características iniciais. O clube é a meta e isso me alegra bastante.

NOTA
A íntegra da crônica do Zizá faz parte do volume 2 do livro do Aramaçan, História Contada, a ser lançado proximamente.

Nas ondas do rádio

USP FM (93,7). Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: violonista Al Donahue, com gravações de 1939 a 1942; cantores Vic Damone e Kay Starr; amanhã: especial com o cantor Johnny Desmond. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Seleção de antigos programas humorísticos do rádio brasileiro. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Recordes: Aramaçan, em busca do jogo de futebol de 80 horas; Ryoki Inoue, o escritor paulista que já escreveu 1.099 livros; os livros que registram os recordes. Produção e apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Homenagem ao centenário de Adoniran Barbosa (1910-2010). Taiguara canta Helene Helena, composição de Alberto Land, em atendimento ao ouvinte Vladimir Pizza, de Mauá. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. Homenagem ao Dia dos Pais, com distribuição de prêmios aos ouvintes mais fiéis do programa. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.


Agenda da Fundação Pró-Memória

Quarenta e cinco anos da fundação do Clube dos Castores (1965).

Trabalhadores
Nascem em 7 de agosto:
1903 - Manoel Luiz, natural de Mogi Mirim. Engraxador da Rhodia residente em São Caetano.
1908 - José de Sieta, natural de Serra Negra. Servente da Rhodia residente à Rua Bolívia, 226.
1909 - Salvador Prieto Garcia, natural da Espanha, sócio nº 64 do Sindicato dos Químicos do ABC. Mecânico da Alca residente à Avenida da Paz, 243, em Utinga.
1916 - Caetano Pereira. Natural de Viçosa (MG). Servente da Rhodia.
Fonte: 1º livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC


Paranapiacaba

A 121ª Festa em louvor ao Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba prossegue neste sábado com barracas de comidas típicas o dia inteiro. À noite, atrações musicais e sorteio de prêmios. Local: praça defronte à igreja, na parte alta da Vila Ferroviária.


Domingo, 7 de agosto de 1960

Manchete - Câmara Municipal de São Caetano aprova projeto de lei do prefeito Oswaldo Massei que abre crédito suplementar para expansão da rede de água em todo o Município
- Inaugurado em 30 de julho o posto de puericultura da Vila São José.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 7 de agosto de 1980

Manchete - Povo de Hiroshima lembra holocausto e pede a paz

São Bernardo - Contestado desmatamento de favela do Jardim Silvina.

São Caetano - Prefeito Raimundo da Cunha Leite inaugura prédio do Copi ( Curso de Orientação Prático-Industrial).

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Loteamentos irregulares, drama que persiste.

Futebol - Ontem, pela Segunda Divisão de Acesso: no Bruno Daniel, Santo André 1, Bragantino 0; em Mococa, Radium 2, Aliança, de São Bernardo, 2; em Amparo, Amparo 3, Saad, de São Caetano, 0.

EM 7 DE AGOSTO DE...

1970 - Engenheiros santistas discutem o traçado da futura Rodovia dos Imigrantes em São Vicente e Santos.


SANTOS DO DIA

Caetano, Sisto 2º e Companheiros, e Vítricio.
Na estampa, São Caetano Di Thiene, padroeiro da cidade de São Caetano.
O nome São Caetano foi dado à fazenda dos beneditinos do antigo Tijucuçu - nome primitivo da cidade de São Caetano - quando da sua instalação, em princípios do século 18.

Falecimentos

PEDRO CORDEIRO DOS SANTOS (Paraguaçu, MG, 7-8-1911 - Santo André 17-7-2010)


"Nós da família desejamos ao avô Pedro um feliz aniversário e um maravilhoso Dia dos Pais, onde quer que o senhor esteja".
Família Cordeiro dos Santos

* * *

Vivendo há quase 40 anos em Santo André, Pedro Cordeiro dos Santos não esquecia sua terra natal, em Minas Gerais. Sempre que podia, viajava a Paraguaçu, em especial no fim do ano, para participar das Festas dos Santos Reis. Ele era músico. Tocava vários instrumentos - cavaquinho, violino, sanfona - e formava num conjunto de amigos do Jardim Alzira Franco, em Santo André.

Entre os companheiros músicos, vários mineiros, como ele, um dos últimos sobreviventes, se não o último. Segundo um dos 11 filhos, Jenário, o pai chegou a Santo André em 1971. Já com certa idade, ainda trabalhou como porteiro de prédio.
"Ele era um pouco autoritário, mas tinha um bom coração e gostava da música sertaneja", conta uma das noras, Marta Ponteciano dos Santos, que cuidou do sogro nos últimos anos de vida.

Pedro Cordeiro dos Santos faria 99 anos hoje. Era viúvo de Ana de Oliveira Rocha, que faleceu há 16 anos. Foi velado no Cemitério do Curuçá e sepultado no túmulo familiar, em Paraguaçu. Deixa os filhos Ivo, Ivonina, Jair, Geraldo, Roque, Idolores, Jenario, Eleondina, Inês, Maria e Lázaro, 30 netos, 21 bisnetos e não teve tempo de ver a primeira tataraneta, que está a caminho. AM

SANTO ANDRÉ
Dimas Matioli, 74. Natural de Mirante Paranapanema (SP). Dia 4. Cemitério do Curuçá.
Manoelina Hypolito Garcia, 73. Natural de Tapiratiba (SP). Dia 4. Cemitério Jardim Santo André.

SÃO BERNARDO
Laurinda Maria Nascimento, 92. Natural de Água Fria (PE). Dia 4. Cemitério dos Casa.
Lucia Neide Boralli, 76. Natural de São Bernardo. Dia 4. Cemitério de Vila Euclides.
José Alves dos Reis, 72. Natural de Montes Claros (MG). Dia 4. Cemitério da Paulicéia.
Cleide Figueira Nerath, 70. Natural de São José do Rio Preto (SP). Dia 3. Cemitério da Paulicéia.
Carlos Morais, 70. Natural de São Paulo (SP). Dia 3. Cemitério dos Casa.
Demerval Amaral Penteado, 68. Natural de São Paulo (SP). Dia 3. Cemitério dos Casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;