Política Titulo
PV e P-SOL reúnem ex-petistas no ABC
Anelisa Lopes e
Arthur Lopez
Do Diário do Grande ABC
30/01/2006 | 08:08
Compartilhar notícia


Os dois prefeitos do PV do Grande ABC – Clóvis Volpi, de Ribeirão Pires, e Leonel Damo, de Mauá – foram as ausências mais notadas no Encontro Estadual do Partido, realizado sábado em Santo André, como parte das comemorações dos 20 anos da legenda. Em outra agenda política da região, o P-SOL formalizou a filiação de diversas lideranças em Santo André e São Bernardo. As maiores estrelas dos eventos foram os deputados federais Fernando Gabeira entre os verdes e Ivan Valente com os socialistas. Os dois parlamentares ex-petistas agora só estão juntos no tom das críticas ao governo e na preocupação de que suas legendas atuais não sigam o mesmo caminho do PT.

A ausência de Volpi foi muito comentada nos corredores do Encontro Estadual do PV. Dirigentes da legenda na região estranharam sua falta uma vez que o prefeito de Ribeirão é bastante atuante no partido. Segundo essas lideranças, o prefeito deve ter optado por evitar o constrangimento de um encontro com Gabeira, que criticou sua decisão de extinguir a Secretaria de Meio Ambiente. “Ele (Volpi) poderia receber uma crítica aberta em uma das falas aqui”, analisou um dirigente verde da região.

Durante a semana, Leonel Damo foi a Brasília participar das comemorações nacionais dos 20 anos do PV. Chegou na sexta-feira, mas nem ele nem sua filha, a vereadora Vanessa Damo, estiveram presentes ao evento estadual do partido realizado em Santo André e coordenado por Fernanda Melo, integrante da executiva estadual.

Gabeira não falou diretamente sobre o caso de Ribeirão, mas criticou a possibilidade de o crescimento do partido ser baseado “em acordos esquisitos, em gente que não tem a cara do PV e não vota as questões do PV”. A maior preocupação, segundo o deputado, é não trilhar o mesmo caminho do PT.

‘Lula de saia’ – Os eventos de filiação do P-SOL na região também foram marcados pela reflexão interna para se distanciar da prática petista, partido de origem da grande maioria dos militantes presentes. Em São Bernardo, Ivan Valente analisou que o PT chegou ao poder e perdeu o compromisso com a mudança. “Temos de resgatar a luta socialista”, conclamou. O coordenador do partido na cidade, Anderson Mangolin, foi além e disse que não basta colocar Heloisa Helena (senadora pré-candidata à Presidência) no poder sob o risco de ter um “Lula de saia, caso não se faça uma luta concreta para resolver os problemas”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;