Memória Titulo
Augusto de Toledo com Marechal Deodoro

Há uma semana perguntamos: que fábrica é essa? Era a sequência do esforço para ajudar no trabalho de identificação pela Fundação...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Há uma semana perguntamos: que fábrica é essa? Era a sequência do esforço para ajudar no trabalho de identificação pela Fundação Pró-Memória de imagens antigas de São Caetano. Recebemos as respostas que se seguem:

Trata-se do cruzamento entre a Avenida Dr. Augusto de Toledo com a Rua Marechal Deodoro, bem perto da Avenida Goiás. O pedaço do muro é do terreno onde está hoje a Praça São Caetano Di Thiene. Ao fundo estou vendo as janelas e o telhado do prédio do Externato Santo Antonio. Assim, os galpões em primeiro plano são da Ferro Enamel, que se transferiu para São Bernardo. Hoje neste local está o supermercado Dia, onde nos idos de 1950 se instalou a Clínica Médica do Dr. Souza Votto. Foi ali que nasci em 1955. Aliás, o local da foto está a menos de cem metros da atual sede da Fundação Pró-Memória. No mesmo local da clínica médica do Dr. Souza Votto funcionou também o Pronto Socorro Municipal, transferido depois para a Rua Vital Brasil e há um ano e pouco para a Avenida Presidente Kennedy.

Humberto Domingos Pastore, que nos enviou imagens atuais do local.

A foto foi tirada na Rua Marechal Deodoro sentido centro-bairro.

O cruzamento é com a Rua Augusto de Toledo. Não lembro do nome da fábrica. Pode ser a GM, mas hoje neste local está uma unidade do mercado Dia e a Academia Itali esquina com a Avenida Goiás. Ao fundo aparece o prédio do Externato Santo Antonio (janelinhas) e o terreno baldio do lado esquerdo é a atual Praça Di Thiene. Fica tudo em frente à Pró-Memória. No terreno baldio, hoje Praça Di Thiene, foi construído talvez o primeiro hospital de São Caetano, do Dr. Souza Voto. Foi lá que eu nasci, há 55 anos. Mais tarde, não sei se por desapropriação, o prédio tornou-se pronto-socorro. Sei porque foi ali também que fui algumas vezes socorrido, ou por queda de carrinho de rolemã, ou por mordida de cachorro.

Adauto Campanella

Parece ser a esquina das Ruas Marechal Deodoro e Dr. Augusto de Toledo, onde funcionou durante vários anos a parte administrativa da General Motors. Observa-se ao fundo o Externato Santo Antonio.

Fernanda Rosário, em nome da sua família

O 10º Congresso

José de Souza Martins proferirá a palestra de abertura do 10º Congresso de História do Grande ABC, em 4 de novembro. Tema: "Memória do esquecimento: a Revolução de 1924 e outros esquecimentos da história regional".

As inscrições para o congresso estão abertas na Fundação Pró-Memória. São gratuitas. Informações no site http://www.fpm.org.br/ e pelo telefone 4223-4780.

SANTOS DO DIA

Deusdedit, Eutímio, Tecla de Kitzingen e Teresa D'Avila.

Teresa nasceu em Ávila, Espanha, em 1515. Reformadora e doutora da Igreja. Da sua obra: "O caminho da perfeição", "Pensamentos sobre o amor de Deus" e "O castelo interior". Faleceu em 1582.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 14 de outubro de 1979

Trabalho - Dentro da série "Sindicalismo no Grande ABC", o depoimento de Philadelpho Braz, do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André. Em pauta as teses e reivindicações dos congressistas que participaram do II Congresso dos Metalúrgicos do Brasil.

Frases (por Philadelpho Braz):

"Sou pela participação política do sindicato".

"Quando a gente via que não dava pra chegar lá a gente partia para greve".

"Minha casa foi invadida por tropas do Exército e fiquei 30 dias lá mofando".

Crônica 1 - "Barão de Itararé soube desistir a tempo da medicina; poucos o imitam" (Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi).

Crônica 2 - "A jovial alegria de ser vereador e defender nobres ideais" (Guido Fidelis).

Crônica 3 - "Quando travessos e pavorosos sacis se metem no caminho" (Diógenes Silva).

Crônica 4 - "As maravilhas da educação moderna" (Américo Del Corto).

HOJE

Dia do Professor, Dia da Normalista e Dia do Caçador.

EM 15 DE OUTUBRO DE...

1864 - Casam-se a princesa Isabel com o Conde d'Eu.

1939 - Jornal "O Estado de S. Paulo" publica pela primeira vez uma radiofoto, que foi enviada por rádio de Berlim a Nova York e de lá a São Paulo por avião.

1959 - Inaugurado o novo visual do Nosso Bar, estabelecimento histórico em frente à estação de Santo André, com jardim de inverno, restaurante, confeitaria, pizzaria e panificação, iniciativa de Joaquim da Silva Grillo.

1969 - Fundação Universitária do ABC lança mil exemplares do Catálogo Biomédico do Estado de São Paulo. A publicação foi elaborada sob a supervisão de Diná Aguiar Población, bibliotecária-chefe da Faculdade de Medicina do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;