Nacional Titulo
Biópsias confirmam contaminação por pesticidas em Paulínia
Por Do Diário OnLine
02/08/2002 | 09:30
Compartilhar notícia


A Secretaria de Saúde de Paulínia, no interior de São Paulo, confirmou nesta quinta-feira a contaminação crônica por pesticidas fabricados pela Shell em 120 moradores do bairro Recanto dos Pássaros.

Os exames, realizados pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo em São Carlos, concluíram que 21% das pessoas examinadas tinham DDT em seu organismo. O restante, segundo a análise, possui em sua gordura algum tipo de drin (aldrin, dieldrin ou endrin).

Segundo a Vigilância Sanitária, a presença dessas substâncias pode causar problemas neurológicos e desenvolvimento de câncer. Além disso, os drins deixaram de ser produzidos no Brasil em 1985, o que significa que os moradores continuam expostos a essa substância mesmo após o fim da produção desses produtos.

Os exames confirmam os resultados de análises feitas pelo Centro de Toxicologia da Unesp de Botucatu. Naquela ocasião, pelo menos 80% dos moradores apresentaram drins no sangue.

A Shell informou que vai analisar os dados para se pronunciar. Quando divulgado os exames da Unesp, a empresa contestou os resultados. Exames feitos pela multinacional descartaram a contaminação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;